As escolas estaduais da Região Carbonífera irão realizar a eleição dos planos de gestão escolar, e consequentemente, dos novos diretores, neste domingo e segunda-feira, dias 10 e 11. A eleição em colégios de outras regiões do estado aconteceram no último fim de semana, nos dias 3 e 4. Nas cidades da Região Carbonífera a data foi prorrogada, já que o dia 4 foi o dia de Santa Bárbara, sendo feriado em alguns municípios.

Em Urussanga, a eleição ocorre nas próprias escolas estaduais, sendo no domingo das 8h às 17h e na segunda-feira das 7h às 20h. Pais e responsáveis (sendo um representante por família), alunos a partir do 6° ano e profissionais do quadro de magistério podem votar. A votação é fundamental, mesmo que a escola tenha só um plano, já que se o número de votantes não atingir 50% em cada segmento, o novo diretor será indicado pela secretaria regional, podendo não ser um dos candidatos.

O diretor da Escola Caetano Bez Batti, Márcio Lucas da Cruz, participou de entrevista no programa Comando Marconi e falou mais sobre o assunto. Entenda:

 

Nas escolas que houver mais de um plano de gestão os votantes devem escolher qual irão querer. Já as unidades que tiverem um plano só, as pessoas devem votar em sim ou não. Cada candidato desenvolveu um plano de gestão, que deverá ser colocado em prática nos próximos quatro anos.

Na Escola Barão do Rio Branco há apenas um plano de gestão. Juliano Carrer, que assumiu a gestão da unidade após a saída da antiga diretora, em agosto de 2022, irá participar da eleição. Em entrevista, Juliano destacou que seu plano de gestão envolve a criação de equipes para aproximar escola e famílias, envolvendo o desempenho escolar e outras áreas. Ouça as propostas na integra:

 

Em entrevista, a coordenadora Regional de Educação da Região Carbonífera, Ronisi Cristina Guimarães, destacou sobre a importância da comunidade escolar participar da votação. A responsável pelo setor afirmou que os preparativos para a eleição iniciaram no começo de novembro, com a divulgação do edital com os critérios para os interessados se candidatarem. Ronisi ressaltou que os pais, responsáveis, alunos e professores devem conhecer as propostas pelos preponentes em seus planos de gestão. Ouça mais detalhes:

 

Escolas estaduais em Urussanga

Em Urussanga, das cinco escolas estaduais, quatro escolas irão realizar as votações. Conheça os proponentes que apresentaram seus planos de gestão:

  • Escola Barão do Rio Branco: Juliano Carrer;
  • Escola Caetano Bez Batti: Márcio Lucas da Cruz;
  • Escola Vincenzo De Villa: Sandra Martins;
  • Escola Antonieta Quintanilha de Andrade: Heloísa Teixeira Machado e Gabriela De Lucca;
  • Escola Lucas Bez Batti não há plano de gestão apresentado. Por conta disso, uma pessoa será indica pela coordenadoria regional.