A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está completando 32 anos de fundação nesta semana. Para celebrar a data, a Epagri irá receber lideranças do segmento agrícola e do Governo do Estado nesta quarta-feira, dia 29. Além de celebrar o aniversário, a empresa irá comemorar a conquista da maior nota obtida entre as empresas públicas de Santa Catarina na avaliação da Aplicação do Modelo de Governança e Gestão. O evento acontece em Florianópolis, onde também terá a apresentação do novo cultivar de arroz resistentes a extremos climáticos e exposição de tecnologias geradas pela Epagri que fazem o estado ser o quinto maior produtos de alimentos no país.
A Epagri é uma empresa pública do Estado de Santa Catarina, vinculada à Secretaria da Agricultura, e está presente em todos os municípios do Estado. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando experiências em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor. Ela dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. Sua estrutura conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.
O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista com o presidente da Epagri, Dirceu Leite. Ouça mais:
Maturidade da Governança e da Gestão
No evento, a Epagri vai receber o certificado de Maturidade da Governança e da Gestão, que é concedido anualmente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em 2023, a Empresa obteve a nota 93,89, que corresponde ao Bronze-4, o mais alto índice na análise. Essa distinção foi alcançada após uma avaliação baseada em oito critérios, nos quais a instituição atingiu um índice de 100% em governança, estratégias e planos, processos e práticas destacadas, capital intelectual e sustentabilidade.
O presidente Dirceu Leite ressalta que os benefícios associados a essa pontuação são o fortalecimento da governança, o aprimoramento contínuo na qualidade da gestão, bem como a participação em ações cooperativas que permitem a troca de experiências entre organizações em todo o país. “Temos orgulho de sermos reconhecidos pelo compartilhamento de conhecimento e o reforço de uma gestão pública orientada para a integridade, integração, inovação, transparência e efetividade das ações”, diz.
O certificado recebido é considerado um selo de excelência, refletindo o compromisso da organização com a priorização, sistematização e implementação de ações voltadas para a melhoria da gestão e dos processos gerenciais. “Essas iniciativas estabeleceram as bases para a consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão na organização, resultando em uma notável elevação da satisfação com a prestação de serviços, graças ao atendimento eficaz das necessidades e expectativas das partes interessadas, como destacado no documento”, afirma o presidente
Com informações da Agência Catarinense de Notícias