Muito além de atender os pacientes, os enfermeiros prestam acolhimento às famílias nos mais diversos momentos. Toda essa missão se tornou ainda mais importante após a pandemia da Covid-19, quando a apreensão era ainda mais forte no dia a dia. O enfermeiro Anderson Carvalho Dos Santos, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, ressalta que os profissionais também têm papel importante ao cuidar das famílias. “Eles também ficam apreensivos, querem saber qual conduta vai ser tomada, qual a gravidade do caso”, comenta.

Anderson destaca que o auge da pandemia foi o momento mais desafiador para todos os profissionais de saúde, principalmente para os enfermeiros. “Era pela quantidade de funcionários que se precisava ter naquele momento. O medo de transmitir isso aos nossos familiares quando a gente ia embora. O medo de contrair a doença. Não sabíamos o que encontrar no outro dia quando a gente chegava para o plantão, entregava de um jeito, mas não sabia como ia ser, quais pacientes nós iríamos encontrar”, relembra o enfermeiro. 

Para destacar ainda mais a importância do enfermeiro, o programa Ponto de Encontro realizou um especial com Anderson. Na última sexta-feira, dia 12 de maio, foi lembrado o Dia Mundial do Enfermeiro. Ouça na íntegra:

 

Para quem trabalha com a saúde, Anderson frisa que o momento mais feliz é quando o paciente tem alta e pode retornar para a casa. Como trabalha na UTI, os pacientes que ficam internados muitas vezes passam por estados críticos. “É muito gratificante ver eles bem, dando continuidade a vida. Saber que tu participou desse processo, desse cuidado, de entregar ele de volta para sua família, sua vida, para que ele continue”, afirma. Por outro lado, o momento mais triste na vida de um enfermeiro é quando se perde um paciente e é preciso comunicar isso à família. “Se o paciente ficou muito tempo aqui com a gente, acaba se tornando mais triste ainda, porque a gente se apega às famílias, porque é um convívio diário”, comenta.

Saiba mais

No dia 12 de maio se comemora mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 8 e 12 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.