A Cooperja sediou em seu auditório em Jacinto Machado, o Empretec Rural, que é o maior seminário de empreendedorismo do mundo. Através das parcerias com o Sebrae/SC, Sescoop/SC e Senar, cerca de 25 pessoas, em sua maioria associados, participaram da semana de aprendizado. O curso desafiou os participantes em atividades práticas, para desenvolverem e aprimorarem suas características de comportamento empreendedor.

O propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos. No Empretec Rural são ampliadas as capacidades de detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar sua eficiência, aumentar os lucros em situações complexas, satisfazer os clientes, testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. A proposta também incentiva a inovação em processos, produtos e serviços; a adoção de práticas sustentáveis; a utilização de múltiplas fontes de informação; o desenvolvimento da autorresponsabilidade e o reforço da autoconfiança.

Para associada Adjanara Preis Gabriel Antonin o curso foi fundamental para o seu desenvolvimento pessoal com a troca de conhecimento e evolução profissional. “A experiência foi incrível, empreender é muito além de sonhar ou idealizar, é um conjunto de atitudes, e a Cooperja vem fazendo a diferença, sempre a frente, pensando em aperfeiçoar seus colaboradores e associados. Foi uma semana intensa, e só quem passou por isso sabe da importância desse curso na nossa vida”, agradece a participante.

Para o diretor corporativo Vinicius Cechinel de Moraes, o curso vem ao encontro de uma necessidade cada vez maior das pessoas envolvidas com o agronegócio. “A atividade agrícola não pode se limitar ao plantio e a colheita. É fundamental que os produtores aprendam conceitos que o ajudem a agregar valor e buscar oportunidades através do empreendedorismo”, comentou.