“Consegui fazer as atividades, inclusive achei bem interessante e criativo o bingo das classes gramaticais, me ajudou a relembrar todas. Algumas mais difíceis, mas eu consegui fazer sem problemas e com facilidade”. O depoimento é da aluna do 9º ano da Escola Municipal Vicente Guollo, Caroline Sirtori, ao falar  sobre as aulas online proporcionadas pela Rede Municipal de Ensino.

Morro da Fumaça foi pioneiro na região ao disponibilizar materiais para que os estudantes seguissem o aprendizado em casa, já que as aulas presenciais estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Secretaria de Educação criou no site oficial do município, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com atividades pedagógicas direcionadas à cada turma da Educação Infantil e Ensino Fundamental, seguindo as recomendações do Ministério da Educação (MEC) e  do Conselho Nacional de Educação. Além disso, todas as semanas, as escolas abrem as portas para fazer a entrega dos materiais aos alunos que não possuem acesso à internet. “Os profissionais da secretaria não estão medindo esforços para que os materiais cheguem a todos os alunos. É um trabalho conjunto realizado constantemente desde o início da pandemia”, comenta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron.

Tecnologia a favor da educação

A mãe de um aluno, Vivine Gomes Guerreira, diz que está achando as aulas excelentes. “Como mãe, achei excelente os grupos Whatsapp que foram criados para que, se tiver alguma  dúvidas, possamos tirar sobre as atividades que estamos fazendo. Aqui em casa estamos todos voltando a estudar. Achei que o município está de parabéns e a educação porque essa é uma maneira que encontramos no meio do caos”, completa.

Limpeza e manutenção

Mesmo que as escolas não estejam recebendo os alunos para as aulas presenciais, toda a manutenção e limpeza estão sendo realizadas com trabalho constante das zeladoras, reforçando todos os cuidados necessários nas unidades educacionais.

Auxílio às famílias

As famílias de alunos da Rede Municipal de Ensino, cadastradas no CadÚnico estão recebendo cestas básicas. Para isso, a Secretaria do Sistema de Educação passou a listagem das famílias com maior necessidade ao Departamento de Assistência Social que, por sua vez, realiza as visitas, levanta as verdadeiras necessidades e presta o auxílio. “Felicidade que ficamos, cheguei bater foto e colocar no grupo de Whatsapp. Veio em boa hora. Fico muito feliz e agradeço de coração”, fala a mãe, Talita Dutra Guinzani.

Outra ação do Governo Municipal está levando alimentação saudável a estas famílias e ainda contribui com a agricultura familiar do município. Eles estão recebendo kits com produtos adquiridos junto aos produtores fumacenses.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça