Os novos conselheiros de saúde de Cocal do Sul tomaram posse na manhã desta quarta-feira, dia 26, em reunião virtual, que já elegeu a nova mesa diretora para um mandato de dois anos. O representante do Lions Clube de Cocal do Sul, José Orlei Sartor, vai suceder aRodrigo Szymabski, na presidência do Conselho Municipal de Saúde. Ainda foram eleitos Kellen Geremias, como vice-presidente,Eduardo Silveira Dal Molin, como secretário, e Giane Carvalho, como segunda secretaria.

Rodrigo Szymabski, que representava a Pastoral da Saúde, deixa a presidência e também o conselho. Segundo ele é extremamente importante o processo de escolha, pois o grupo possui papel fundamental na construção de políticas públicas, no monitoramento e fiscalização. “Em tempos de pandemia, passamos a ver como a saúde é item de primeira necessidade na vida pública e precisamos cada vez mais ampliar as políticas públicas de saúde”, comentou.

Ele ainda fez uma retrospectiva do trabalho dos conselhos nos últimos dois anos, onde foi realizado uma conferência municipal de saúde, a formação sobre monitoramento das políticas públicas em parcerias com o TCU, formação sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, além de reuniões mensais. “Agradeço a todos da gestão 2018-2020 do Conselho Municipal de Saúde que trabalharam e construíram este espaço democrático”, disse.

O presidente eleito, Orlei Sartor, agradeceu a confiança dos presentes, dizendo que se vê na obrigação de auxiliar na evolução contínua da área. “Sabemos que saúde não é só estar bem fisicamente, mas também cultural, psíquico, social e principalmente espiritual. Quando estamos bem conosco, tudo flui de acordo”, afirmou. Sartor era atual vice-presidente do conselho de saúde, atuando como conselheiro municipal a nove anos, e ainda é conselheiro nacional de saúde, há quatro anos.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Cocal do Sul