Com apenas uma chapa inscrita, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Urussanga e Cocal do Sul irá realizar a eleição da nova diretoria no dia 15 de maio. A chapa inscrita é encabeçada pelo atual presidente da entidade, Adefonso Baesso. A eleição acontece na sede do sindicato, em Urussanga, das 8h30 às 17h. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi. Ouça e entenda mais:

 

Conforme Adefonso, mesmo tendo apenas uma chapa inscrita, a eleição não ocorrerá por aclamação. Por isso, é fundamental que os associados participem e registrem seu voto. “O nosso estatuto não tinha esse poder por chapa, por ser feita uma eleição por aclamação. Mas, na mudança do estatuto, onde nós padronizamos com o estatuto da Federação do Estado de Santa Catarina, a Fetaesc, então ele tem esse artigo onde pode fazer. Avaliando algumas situações, como que é a primeira eleição depois da mudança do estatuto padronizado da Fetaesc, se levou em consideração que a primeira eleição teria que ser feita normal”, explicou Adefonso sobre a situação.

Ainda segundo o atual presidente, a diretoria do sindicato é composta por 18 membros. “A proposta é ter certeza que nos próximos, dentro desses quatro anos, a gente mantenha aquela entidade como que ela está ou melhor, melhorar, não piorar. Manter o suporte, porque ali é uma válvula de escape para o agricultor. Quando ele precisa, ele vai ali, ele sabe o que ele tem”, destacou.