A Educação de Urussanga está com uma lista de espera para vagas em creches. De acordo com a secretária da pasta, Janea Possamai, essas vagas em falta são destinadas para crianças de 0 a 3 anos. Janea afirmou que nunca havia ocorrido uma situação dessa em todo o tempo que está à frente da secretaria. A responsável pela Educação disse que 30 a 40% das crianças esperando por vagas são de famílias de outros estados que estão morando em Urussanga. Para resolver a demanda, a secretaria está fazendo remanejamento dos alunos, no qual uma nova turma será aberta na próxima segunda-feira, dia 11, além de outra turma daqui a 20 ou 30 dias.

“Eu não posso colocar muita criança em um espaço, eu tenho regras para obedecer, pela metragem, dependendo da metragem é um número de alunos que eu posso estar colocando. Isso tudo é para atender bem, para as crianças estarem bem nas escolas”, comentou Janea. Conforme a secretária, a prefeitura já está solicitando a construção de uma nova creche junto ao Governo Federal. A creche será construída no Loteamento Progresso, próximo ao bairro Bom Jesus, e a secretaria está passando os dados técnicos referente a obra no sistema do Governo.

A secretária Janea participou de entrevista no programa Comando Marconi e falou sobre o assunto, além das principais demandas da Educação da cidade. Confira mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Janea frisou que várias instituições do município estão passando por reformas de ampliação, entre elas a Ernesto César Mariot, Alda Brognoli Marcon e Lydio De Brida. Além disso, a secretária ressaltou a entrega de novos equipamentos informáticos para as escolas municipais, como notebook e projetores. Os equipamentos foram destinados para as salas de aula e para profissionais que atuam na rede. Janea também comentou sobre a atual situação do ensino referente à pandemia, já que muitas medidas foram liberadas, possibilitando o retorno presencial das aulas e da continuação das atividades.

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM