O bispo coadjutor da Diocese de Criciúma, Dom Milton Zonta, SDS, participou do Curso Anual de Formação para os Novos Bispos. Promovido pelo Dicastério dos Bispos, a capacitação ocorreu entre os dias 2 e 10 de setembro, em Roma, na Itália. A iniciativa reúne bispos recentemente nomeados de diferentes países para um período dedicado à formação e ao aprofundamento de aspectos relacionados ao ministério episcopal. A programação contempla momentos de estudo, reflexão, partilha de experiências e encontros voltados aos desafios e às responsabilidades do serviço na Igreja. Dom Milton participa da formação juntamente com Dom Gilson Meurer, bispo da Diocese de Lages. Os dois representam o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em entrevista para a Rádio Marconi, Dom Milton contou que participaram do encontro aproximadamente 140 bispos de todo o mundo. “Éramos dois grupos, porque os bispos da África e da Ásia tiveram uma formação um pouco específica devido à realidade daquela região do mundo e, claro, eles precisam de muito mais apoio e ajuda da igreja”, falou. “Nós, latinos, europeus e da Austrália tivemos uma formação diversa, alguns momentos estivemos juntos, alguns momentos separados”, acrescentou o bispo coadjutor. Do Brasil, 14 novos bispos participaram da capacitação em Roma. O assunto foi abordado em entrevista no programa Giro Final. Ouça mais:

 

O curso foi concluído na manhã dessa quinta-feira, dia 10. Segundo Dom Milton, os novos bispos tiveram um encontro com o Papa Leão XIV. “Ele nos fez uma fala, nos animou um pouco sobre como viver e exercer essa missão. E, logo em seguida, ele abriu um espaço para perguntas, foram feitas muitas perguntas em diferentes locais do mundo, um pouco das diferentes realidades da igreja”, contou. “Em seguida, o Papa nos saudou um por um dos bispos presentes e para cada um ele dirigiu umas breves palavras”, mencionou. Confira também: