O bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, foi um dos homenageados com a Medalha Mérito Legislativo de 2022. A solenidade foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. A entrega foi feita pela Câmara de Deputados nesta quarta-feira, dia 7. Dom Jacinto esteve acompanhado dos padres Antônio Júnior e Giliard Cesconetto Gava, além de autoridades políticas.

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Entre os homenageados deste ano, estão o padre Júlio Lancelloti e dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A indicação acontece por meio de cada líder partidário e também por membros da Mesa Diretora da Câmara que podem indicar dois homenageados. Na condição de terceira secretária da Mesa Diretora, a deputada federal de Santa Catarina, Geovania de Sá, indicou dom Jacinto para a honraria do Legislativo.

Com informações da Agência Câmara de Notícias