O governador e vice eleitos, além dos 40 deputados estaduais, 16 federais, e o senador e seus dois suplentes serão diplomados em sessão solene na próxima semana. A sessão solene irá acontecer na segunda-feira, dia 19, a partir das 17 horas, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal da TVAL, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), pelo YouTube  da TVAL e pelas redes sociais da Alesc.

A cerimônia marca a última etapa do processo eleitoral deste ano e os demais suplentes de deputado estadual e federal poderão obter seus diplomas no portal do TRE-SC. Os diplomas serão assinados pelo presidente do Tribunal, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, e também constará o código de autenticidade gerado pelo Sistema de Candidaturas (CAND). A disponibilização do documento aos eleitos e suplentes fica condicionada à apresentação das contas de campanha à Justiça Eleitoral.

A solenidade contará com a presença de autoridades e convidados das candidatas e candidatos eleitos. O acesso ao local do evento ocorrerá mediante credenciais já entregues aos vencedores nas urnas.

Serão diplomados

Governador: Jorginho Mello (PL)

Vice-governadora: Marilisa Boehm (PL)

Senador: Jorge Seif (PL)

Primeiro suplente: Hermes Klann (PL)

Segundo suplente: Adrian da Blukit (PL)

Deputados estaduais:

Ana Campagnolo (PL), 31 anos – Reeleita para o segundo mandato, é professora de História e escritora, conservadora e antifeminista.

Sargento Lima (PL), 50 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, é policial militar da reserva e tem como base eleitoral a região de Joinville.

Mauricio Eskudlark (PL), 64 anos – O ex-delegado-geral da Polícia Civil e vereador em São Miguel do Oeste estará em seu quarto mandato na Alesc. Sua base eleitoral está espalhada no Extremo Oeste e Vale do Itajaí.

Jessé Lopes (PL), 40 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc. É cirurgião dentista e tem como base eleitoral a região de Criciúma.

Carlos Humberto (PL), 41 anos – O empresário da construção civil está no segundo mandato de vice-prefeito de Balneário Camboriú e foi eleito para o primeiro mandato na Alesc.

Ivan Naatz (PL), 55 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, é advogado, foi quatro vezes candidato a prefeito em Blumenau e vereador no município por um mandato.

Nilso Berlanda (PL), 60 anos – Empresário do varejo, foi reeleito para o segundo mandato na Alesc. Antes, foi secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos.

Marcius Machado (PL), 43 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, é advogado e cientista político. Foi vereador por dois mandatos em Lages.

Edilson Massocco (PL), 51 anos – Empresário, é o atual vice-prefeito de Concórdia, onde já foi vereador. Será seu primeiro mandato na Alesc.

Oscar Gutz (PL), 58 anos – Empresário, renunciou neste ano ao segundo mandato consecutivo de prefeito de Pouso Redondo para disputar as eleições. Será seu primeiro mandato na Alesc.

Estener Soratto Jr. (PL), 45 anos – Advogado, é vereador em Tubarão em primeiro mandato. Ocupou cargo de secretário da Indústria do município. Será seu primeiro mandato na Assembleia.

Antídio Lunelli (MDB), 59 anos – Empresário, foi prefeito por dois mandatos em Jaraguá do Sul. Renunciou à prefeitura neste ano para disputar as eleições. Será seu primeiro mandato na Alesc.

Mauro de Nadal (MDB), 50 anos – Representante do Oeste catarinense, o ex-prefeito de Cunha Porã conquistou seu quarto mandato na Alesc, onde já foi presidente.

Jerry Comper (MDB), 47 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, tem como base eleitoral as regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí.

Fernando Krelling (MDB), 40 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, é formado em Educação Física, foi secretário de Esportes em Joinville, vereador e presidente do Legislativo local.

Volnei Weber (MDB), 56 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, o empresário foi vereador e prefeito por dois mandatos em São Ludgero, no Sul de SC.

Tiago Zilli (MDB), 54 anos – Empresário, formado em Direito, foi vice-prefeito e prefeito de Turvo, no Sul do estado. Eleito pela primeira vez para a Alesc.

Luciane Carminatti (PT), 52 anos – A professora de Chapecó foi reeleita para seu quarto mandato. Foi secretária de Educação e vereadora no município.

Neodi Saretta (PT), 58 anos – Reeleito para o sexto mandato na Alesc, o advogado também foi vereador e prefeito por duas vezes em Concórdia.

Fabiano da Luz (PT), 48 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, o radialista e administrador foi duas vezes prefeito de Pinhalzinho.

Padre Pedro Baldisera (PT), 65 anos – Ex-prefeito de Guaraciaba, no Extremo Oeste, foi reeleito para o sexto mandato na Assembleia.

Paulinha (Podemos), 47 anos – Reeleita para o segundo mandato na Alesc, foi vereadora e duas vezes prefeita de Bombinhas.

Camilo Martins (Podemos), 42 anos – Presidente estadual do Podemos, foi prefeito de Palhoça por dois mandatos. É filho do deputado estadual Nazareno Martins.

Lucas Neves (Podemos), 33 anos – Jornalista, foi o vereador mais votado em Lages em 2016. Foi candidato a prefeito do município em 2020.

José Milton Scheffer (PP), 62 anos – Agrônomo, foi reeleito para o quarto mandato na Alesc. Antes, foi prefeito de Sombrio por dois mandatos.

Altair Silva (PP), 56 anos – Reeleito para o segundo mandato, o empresário de Chapecó foi secretário de Estado da Agricultura entre 2021 e 2022.

Pepê Collaço (PP), 44 anos – Advogado, foi vereador e vice-prefeito de Tubarão. Como suplente de deputado, esteve na Alesc por 30 dias neste ano. Será seu primeiro mandato na Assembleia.

Mario Motta (PSD), 70 anos – Professor aposentado, foi apresentador da RBS TV e da NSC TV em Santa Catarina por mais de 35 anos. Será seu primeiro mandato eletivo.

Julio Garcia (PSD), 72 anos – Reeleito para o sétimo mandato na Alesc, onde já foi presidente por três ocasiões. É conselheiro aposentado do TCE.

Napoleão Bernardes (PSD), 40 anos – Advogado e professor, foi vereador e prefeito por duas vezes em Blumenau. Em 2018, foi candidato a vice-governador. É seu primeiro mandato na Alesc.

Jair Miotto (União), 52 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc. É pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e foi vereador na Capital entre 2005 e 2008.

Marcos da Rosa (União), 46 anos – Formado em Administração, está no terceiro mandato na Câmara de Vereadores de Blumenau. Eleito pela primeira vez para a Alesc.

Sérgio Guimarães (União), 39 anos – Jornalista, foi candidato a prefeito de Palhoça em 2020. Será seu primeiro mandato eletivo.

Marcos Vieira (PSDB), 69 anos – Com base eleitoral no Oeste e na Grande Florianópolis, foi reeleito para o quinto mandato na Alesc. Já foi secretário de Estado da Administração.

Dr. Vicente Caropreso (PSDB), 66 anos – Reeleito para o terceiro mandato na Alesc, o médico de Jaraguá do Sul já foi vereador, deputado federal e secretário de Estado da Saúde.

Matheus  Cadorin (Novo), 41 anos – Diretor-executivo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, conquistou pela primeira vez a vaga para um cargo eletivo.

Rodrigo Minotto (PDT), 49 anos – O advogado foi eleito para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Tem a região de Criciúma como base eleitoral.

Marcos José Abreu (Psol), o Marquito, 42 anos – Vereador em segundo mandato em Florianópolis, foi eleito pela primeira vez para a Alesc. É engenheiro agrônomo, com atuação na agroecologia e agricultura urbana

Delegado Egidio Ferrari (PTB), 41 anos – Delegado da Polícia Civil em Brusque, tem destaque na defesa da causa animal. Vai exercer seu primeiro cargo eletivo.

Sergio Motta (Republicanos), 54 anos – Reeleito para o segundo mandato na Alesc, foi apresentador de TV e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Deputados federais

Carol de Toni (PL)

Pedro Uczai (PT)

Jorge Goetten (PL)

Ana Paula Lima (PT)

Carmen Zanotto (Cidadania)

Julia Zanatta (PL)

Ismael dos Santos (PSD)

Daniel Freitas (PL)

Valdir Cobalchini (MDB)

Gilson Marques (Novo)

Daniela Reinehr (PL)

Carlos Chiodini (MDB)

Ricardo Guidi (PSD)

Zé Trovão (PL)

Rafael Pezenti (MDB)

Fábio Schiochet (União Brasil)

Com informações da Agência Alesc