Diplomação de candidatos eleitos serão realizadas até o dia 18

Eleitos em Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça serão diplomados, via online, na próxima sexta-feira (18)

Foto: Divulgação

As cerimônias de diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos neste ano serão realizadas até o dia 18 de dezembro, conforme determinado pelo Calendário Eleitoral. Em Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça, a solenidade ocorrerá na próxima sexta-feira (18), via online.

As principais alterações para a realização das cerimônias neste ano são que os diplomas serão expedidos e disponibilizados exclusivamente em formato digital e que a apresentação das contas é o único requisito para que isso ocorra. As contas devem ser apresentadas até o dia 15 de dezembro e o descumprimento do prazo impede a diplomação do candidato enquanto perdurar a omissão.

Neste ano, devido à pandemia do coronavírus e ao avanço da doença em Santa Catarina, as cerimônias em cada município do estado poderão ser realizadas de três maneiras distintas, a critério do presidente de cada Junta Eleitoral.

Para Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça, a juíza eleitoral, Karen Guollo, optou por meio virtual, ou seja, pela expedição dos diplomas na internet, conforme explica Isabel Anacleto Plácido, chefe do Cartório Eleitoral. Ouça: