A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizará, na noite desta sexta-feira, dia 20, uma sessão solene em comemoração aos 25 anos da Diocese de Criciúma. A solenidade, que acontecerá no Centro Pastoral São José, localizado na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, está marcada para às 19 horas e também irá destacar personalidades, movimentos, pastorais e paróquias que contribuem para a promoção da paz, serviços de caridade e evangelização do povo.

Proponente da sessão, o deputado José Milton Scheffer manifestou satisfação em poder homenagear a Igreja Particular, para o parlamentar a atenção dedicada às obras caritativas e sociais, como a Pastoral da Saúde, da Criança e Carcerária, tem impactado significativamente a vida das pessoas em toda a região. “A Diocese de Criciúma é um exemplo notável de compromisso com a fé, a esperança e a caridade. Ao longo de suas duas décadas e meia de existência, ela se dedicou incansavelmente a servir a comunidade, cuidar dos necessitados e fortalecer a religiosidade popular. Esta homenagem é uma maneira de reconhecer e celebrar a profunda contribuição que a diocese tem oferecido à nossa sociedade”, declarou o parlamentar. A solenidade será transmitida através dos canais oficiais da Alesc.

O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista com o deputado José e com o coordenador diocesano de pastoral, padre Jonas Emerim Velho. Ouça mais:

 

Sobre a Diocese de Criciúma

A Diocese de Criciúma foi criada em 27 de maio de 1998, pelo Papa João Paulo II, através da Bula “Sollicitus de Spirituali Bono” (Solícito pelo Bem Espiritual de Seus Fiéis) e instalada na data de 15 de agosto do ano de 1998, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

Seu primeiro bispo foi Dom Paulo Antônio de Conto, com ele, a nascente diocese deu seus primeiros passos. Foram 10 anos de crescimento e muita graça de Deus. Dom Paulo recebeu da Igreja uma nova missão em 2008, deixando a Sede vacante, de 2 de julho de 2008 até 16 de setembro de 2009. Nesse tempo, padre Wilson Buss, na época Vigário Geral, assumiu a Diocese junto com todo o presbitério, para o bem da Igreja e do povo de Deus.

Com alegria, o povo diocesano, recebeu em 16 de setembro de 2009, a notícia da nomeação de seu segundo bispo. Sob o pontificado do Papa Bento XVI, foi nomeado Dom Jacinto Inacio Flach, que assumiu o pastoreio da Diocese em Celebração Eucarística no dia 13 de novembro do ano de 2009, na Catedral Diocesana São José.

A Diocese de Criciúma é formada por 26 municípios, localizados no extremo Sul de Santa Catarina. Eles formam um grande mosaico humano, social, cultural e religioso, com expressões diferenciadas, mas em unidade com toda a Igreja. Compõem a diocese os municípios de: Criciúma, Lauro Muller, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha, Içara, Balneário Rincão, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.

Formada por 43 paróquias, 541 comunidades, três santuários e 80 padres diocesanos. A Diocese conta ainda com a presença dos religiosos e religiosas que, com zelo apostólico estão a serviço desta Igreja particular. Atualmente conta com 15 congregações masculinas e femininas que vivem e servem o povo diocesano através dos seus carismas.

Colaboração: Tiago Clezar / Assessoria de Imprensa