A Diocese de Criciúma criou nesta quinta-feira, dia 2, mais uma paróquia no Sul catarinense, desta vez, no bairro Metropol, em Criciúma. A Solene Celebração Eucarística de instalação e a provisão do primeiro pároco, padre Maurício Borges Feliciano, foi presidida pelo bispo, Dom Jacinto Inacio Flach. A data da celebração é a mesma em que a Igreja recorda a Festa da Apresentação do Senhor e o Dia Mundial da Vida Consagrada.

O território da nova paróquia foi desmembrado da Paróquia Santo Agostinho, reunindo seis comunidades: Matriz (Metropol), São Marcos (São Marcos), Santa Clara (Laranjinha), Mãe Peregrina (Colonial), São Brás (Vila Visconde) e São Miguel Arcanjo (Vila Miguel), é a paróquia de número 44 do território diocesano, a décima da cidade de Criciúma.

Dom Jacinto acolheu os sacerdotes, paroquianos e os fiéis de várias comunidades e cidades que vieram participar e rezar pelo início da missão do padre Maurício. “Estar no meio da família, da comunidade, foi que assim Jesus viveu, e nós devemos assumir esse compromisso de vida, participando das coisas que Ele nos convoca como esta noite tão importante que ficará marcada na história”, ressaltou o bispo diocesano.

Rito de criação e posse

A procissão de entrada foi guiada pelas luzes de centenas de velas que os fiéis acenderam logo no início da celebração, em seguida, padre Joel Sávio, Chanceler, fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia, logo após, o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Jonas Emerim Velho, fez a leitura de provisão do primeiro pároco. Padre Maurício fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Após a homilia, foi concluído o rito de posse com a entrega das chaves da porta da Igreja e do Santíssimo, do óleo do Sacramento do Batismo e da estola sacerdotal.

Agradecimentos

No final da celebração, padre Maurício, que assumiu sua primeira missão como pároco após ser ordenado em agosto do ano passado, agradeceu as comunidades pela dedicação, bem como às autoridades, prestadores de serviço, órgãos municipais e lideranças. “Agradeço aos padres que lançaram as sementes do Evangelho aqui neste chão, vamos em frente caminhando juntos e faremos Cristo ainda mais conhecido, anunciar o Evangelho, promover encontros, celebrar a vida, Deus conta conosco e certamente não nos abandonará”, destacou o sacerdote.

Texto:  Tiago Clezar / Setor de Comunicação Diocese de Criciúma

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM.