Há 25 anos, o Papa São João Paulo II desmembrava 26 cidades da Diocese de Tubarão para criar a Diocese de Criciúma. Tendo São José como padroeiro, a Diocese de Criciúma surgiu no dia 15 de agosto de 1998. Abrangendo municípios de Lauro Müller a Passo de Torres, a diocese surgiu da necessidade de aproximar a igreja ainda mais de seus fiéis. Para comemorar os 25 anos de história, a diocese prepara uma grande celebração para este domingo, dia 20 de agosto (confira ao final da matéria).

O primeiro bispo da Diocese foi Dom Paulo de Conto, atualmente bispo emérito da Diocese de Montenegro no Rio Grande do Sul. “Vamos fazer com que Criciúma renove todo aquele espírito de 25 anos atrás, e renove o entusiasmo que sempre teve e tem, dessa querida diocese que eu pude servir por dez anos”, comentou Dom Paulo sobre as festividades e celebrações que a diocese prepara.

O atual vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, padre Valdemar Carminatti, junto com o atual pároco da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, padre Wilson Buss, estiveram diretamente ligados à criação da Diocese de Criciúma, participando de todos os momentos. Nos anos 90, Carminatti era vigário geral da Diocese de Tubarão. Os dois, junto com outros padres e representantes, foram responsáveis por escrever o projeto para a criação da diocese. “Em menos de dois anos foi aprovado o projeto que foi enviado para a congregação dos bispos em Roma”, destaca padre Wilson.

Criação da Diocese de Criciúma, com a presença dos bispos e de Dom Paulo. Foto: Arquivo / Diocese de Criciúma

O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com Dom Paulo, com os padres Valdemar, Wilson, Giliard Cesconetto Gava Fernando dos Santos de Oliveira. Ouça na íntegra e conheça mais sobre a história da Diocese de Criciúma e qual a programação para celebrar os 25 anos de existência:

Parte 01

 

Parte 02

 

Dom Jacinto Inácio Flach é o segundo bispo da diocese, liderando os trabalhos da igreja desde 2009. Atualmente, a Diocese de Criciúma possui mais de 80 padres diocesanos e 13 padres religiosos. Com 26 cidades, a diocese possui 43 paróquias e três santuários diocesanos, somando mais de 540 comunidades.

Para celebrar os 25 anos, a Diocese de Criciúma prepara uma concentração diocesana pelo jubileu de prata. A celebração acontece neste domingo, dia 20, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A programação inicia desde as primeiras horas da manhã, sendo que o ponto alto é às 15 horas, com a Solene Celebração Eucarística. Sacerdotes, religiosas e religiosos, bispos das dioceses catarinenses e de outros estados participarão do encontro. Confira: