Em 2020 completa trinta e cinco anos que o “Dia Nacional do Voluntariado” foi instituído no país pelo Presidente Jose Sarney, em 1985.  Mesmo sendo lembrado nestas últimas três décadas, a cultura do voluntariado ainda não é tão explorada entre os brasileiros. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a porcentagem é de 4,3 %, comparado com outros países que tem até 40 % de pessoas voluntárias.

A representante maior do voluntariado nacional é a Primeira-Dama, atualmente sendo a Senhora Michelle Bolsonaro. Os estados também elencam as suas primeiras-damas para exercer a função, bem como nos municípios, onde as mulheres dos prefeitos estão à frente do trabalho.

Para celebrar a data a Rádio Marconi ouviu a Primeira-Dama de Santa Catarina, Késia Martins da Silva. Ela que é também a responsável pela Rede Laço de Voluntariado fala mais sobre a importância de as pessoas ingressarem no voluntariado.

Ouça na entrevista abaixo:

 

Da Redação / Edi Carlos De Rezende