Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha, 61% dos brasileiros com 16 anos ou mais possuem pelo menos um animal de estimação em casa, e 23% desses animais são gatos. Entre os lares que possuem gatos, 46% possuem mais de um, como é o caso da psicóloga especialista em Ciência do Sentir, Beatriz Breves, que tem 12 gatos como companhia.

Breves, que cresceu rodeada por bichanos, afirma que os tutores de gatos reconhecem a alegria imediata que eles proporcionam na rotina, brincadeiras, peripécias, carinho e muito amor, e no entanto, os benefícios de ter um amigo peludo não param por aí: é cientificamente comprovado que eles trazem inúmeros benefícios para o bem-estar das pessoas, físicos e emocionais.

Um dos maiores impactos está relacionado diretamente aos sentimentos e à saúde mental. Segundo Beatriz Breves, que já catalogou mais de 500 sentimentos durante 35 anos de estudo, ter um pet alivia sintomas de ansiedade, depressão e estresse, além de proporcionar mais momentos de amor, companheirismo, felicidade, conforto e gratidão.

Para lembrar o Dia Mundial dos Gatos, comemorado em 20 de fevereiro, o programa Ponto de Encontro conversou com a psicóloga sobre os benefícios emocionais de ter um amigo de quatro patas. Ouça a entrevista completa abaixo:

 

Sobre a especialista: presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS), Beatriz Breves é mestre em Psicologia pela American Word University (AWU/Iowa/USA), psicóloga, bacharel e licenciada em Física, com especialização em Física Moderna com base na Física Clássica pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Também é psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psychoanalytical Association (SBPRJ/IPA), e psicoterapeuta analítica de grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-99. Autora da Ciência do Sentir, entre outros livros escreveu: “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Homem Além do Homem”, “A Fronteira do Adoecer – Por que Você Adoece?”, “O Eu Sensível”, e “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves”, “Entre o Mistério e a Ignorância – o Desvendar da Psique Humana” todos publicados pela Mauad Editora.

Colaboração: Gabriela Cuerba / Assessoria de Comunicação