Seja em livros, em músicas, em textos na internet ou em peças artísticas e até mesmo publicitárias, a poesia está presente em várias áreas, mesmo que uma pessoa não esteja lendo um livro de poemas. “Nós estamos lendo poesia no dia a dia, quando a gente lê uma frase, um pensamento”, destaca o professor do curso de Letras da Unesc, Richarles Souza de Carvalho.

Para o especialista, a poesia fortalece os pilares da cultura. “Em toda e qualquer cultura, as manifestações culturais acabam por registrar a sabedoria daquele povo, o folclore daquele povo, e não é diferente com a literatura”, comenta. De acordo com Richarles, a literatura é a arte com as palavras.

O assunto foi abordado em entrevista no programa Ponto de Encontro com o professor Richarles, em alusão ao Dia Mundial da Poesia, lembrado no último dia 21 de março. Ouça na íntegra:

 

Conforme o professor, uma espécie de poesia presente no dia a dia de milhares de pessoas é a música. “Isso vai transcender, obviamente, os ambientes formais” salienta Richarles. Para o profissional, as escolas são locais ideais para ter o contato com a poesia de forma mais aprofundada.