Do saber das necessidades de cada medicamento ao acolhimento dos pacientes em um balcão, o farmacêutico possui um amplo conhecimento que vai muito além da teoria ensinada na graduação. É o profissional que está sempre pronto para atender as pessoas em uma farmácia, seja para indicar um remédio, um produto ou até oferecer um conforto através de uma assistência humanizada. Pensando em destacar a profissão, que tem seu dia comemorado em 20 de janeiro, o programa Ponto de Encontro realizou uma entrevista especial com as farmacêuticas Caroline Furlan e Ângela Valdati, da AC Farma Dalila, e Monik Meura Manarin, da Farmagnus, ambas de Urussanga. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Caroline, filha de Dalila, conta que seu interesse pela profissão nasceu já desde a infância, acompanhando a sua mãe na farmácia. Formada há 17 anos pela Unesc, Caroline hoje é proprietária da farmácia que sua mãe construiu há quase 40 anos. Ângela iniciou a sua profissão cursando engenharia, mas trancou o curso. “Faltava o convívio com o ser humano, e eu acho que a área da saúde te permite muito isso”, comenta. A farmacêutica se formou há 7 anos pela Unibave. Já Monik atua como farmacêutica há 10 anos, após ter se formado também pela Unibave.

As profissionais são capacitadas para atender da melhor forma possível o paciente que deseja tratar algum problema. Apesar da fama de que as receitas prescritas por médicos são difíceis de entender por conta da letra, as farmacêuticas destacam que sempre buscam o melhor atendimento. Isso se dá entendendo os sintomas do paciente para associar o que ele está sentido com o tratamento, ou também ligando para o consultório médico para saber qual remédio foi indicado, evitando eventuais problemas. No entanto, o avanço da tecnologia permitiu mais agilidade, já que a maioria das receitas médicas já são digitalizadas.

Entre os vários diferenciais, ambas as farmacêuticas destacam sobre o contato com os pacientes. É na conversa que muitas necessidades são entendidas. Na maioria das vezes, é o farmacêutico que explica sobre a funcionalidade de um medicamento, os possíveis efeitos colaterais e os cuidados que se deve ter durante um tratamento. Não só em uma farmácia ou em um balcão, a profissão está presente em diversas áreas, seja na produção de cosméticos, em hospitais e na ciência.