Neste sábado, dia 8, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h para a campanha de vacinação contra a poliomielite e a gripe, em Urussanga. Crianças menores de 5 anos deverão tomar a vacina contra a poliomielite. Já a vacina contra a gripe está disponível para todos os públicos.

A técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, Ednea Cristina Acácio, explica que pessoas que tiveram febre nas últimas 48 horas não é recomendável tomar a vacina. Outra orientação importante é que, ao comparecer para a vacinação, os cidadãos levem suas carteiras de vacinação para verificar se há alguma dose pendente. Ouça mais:

 

A secretária de Saúde, Ana Paula Salvador, expressou preocupação com a baixa adesão à vacinação contra a gripe. “Estamos observando um aumento de complicações do quadro viral, muitos estão evoluindo para Síndrome Respiratória Aguda Grave. A vacinação é um dos meios para prevenir os problemas graves da doença”, destacou Salvador.

As unidades de saúde que estarão realizando exclusivamente as vacinas das campanhas são as dos bairros Barro Preto, Bela Vista e Estação. Já as unidades de saúde credenciadas que estarão aplicando todas as vacinas em atraso são as dos bairros Centro, Bom Jesus, Nova Itália, Rio América e Santana.

A vacinação é uma medida preventiva crucial para evitar complicações graves de doenças virais. A baixa adesão à vacinação tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde, especialmente devido ao aumento de casos que evoluem para quadros mais graves.

Colaboração: Vanessa Matiola / Assessoria de Imprensa