O bruxismo é caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes. De acordo com o doutor André Zavarise, o ato é prejudicial para a saúde dos dentes, já que causa o desgaste deles. O especialista explica ainda que o bruxismo pode acontecer tanto durante a noite, ao dormir, como durante o dia, sem que o paciente perceba que está apertando ou rangendo os dentes. Zavarise também ressalta que o ato não acontece durante longas horas, mas sim em pequenos períodos, às vezes segundos, mas que influenciam diretamente na saúde bucal.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com o doutor André Zavarise. Ouça e entenda mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Zavarise explica que existem diversos fatores que podem fazer com que a pessoa ranja ou aperte os dentes. A ansiedade, estresse, dentes mal posicionados e mordida errada estão entre eles. O bruxismo pode acometer pessoas de diversas idades, desde crianças a idosos. Porém, o caso deve ser ainda mais acompanhado quando se envolve dentes permanentes. No caso de crianças e adolescentes, é comum que elas apresentem o bruxismo, mas ele acontece de forma temporária.

O especialista  ainda comenta que o bruxismo, principalmente o noturno, é difícil de identificar. O diagnóstico é realizado através de uma consulta odontológica, no qual o dentista irá identificar se os dentes estão desgastados ou não. Após o diagnóstico, é importante que o paciente saiba que ele terá que fazer acompanhamento para o resto da vida para saber se ainda tem o hábito ou não.

Saiba mais: