O Criciúma encerrou a temporada 2022 com vitória. O Tigre recebeu o Tombense na tarde deste sábado, dia 5, no estádio Heriberto Hülse pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e venceu o adversário mineiro pelo placar de 2 a 0. Os gols do confronto da 38ª rodada da competição nacional foram marcados por Hygor e Lohan. Os carvoeiros ainda tiveram dois gols anulados e uma penalidade desperdiçada. O Tigre repete a campanha de 2016, quando também fez 56 pontos e ficou em oitavo lugar na classificação.

Com a vitória, a equipe do técnico Cláudio Tencati encerrou o Brasileiro da Série B com 56 pontos. Em 38 rodadas da competição nacional, o Tigre venceu 14 jogos, empatou 14 e foi derrotado em 10 partidas. Os carvoeiros marcaram 43 gols e tiveram 31 sofridos, encerrando com a 4ª melhor defesa do campeonato e o 5º melhor ataque até então.

A temporada do Tigre ainda contou com o título do Campeonato Catarinense da Série B. Os carvoeiros retornaram a elite da competição estadual e iniciam a pré-temporada preparatória na primeira semana de dezembro.

Já no primeiro lance do jogo, Lohan subiu mais alto que a zaga e marcou de cabeça, mas a arbitragem viu falta do atacante carvoeiro. Três minutos depois, Ítalo emendou uma bicicleta e o zagueiro afastou. Aos 17 minutos, Hygor cabeceou e quase abriu o placar. No minuto seguinte, a bola sobrou mais uma vez para o camisa 11 e o artilheiro do Tigre na temporada fez seu décimo gol na Série B aproveitando o rebote do goleiro. Claudinho ainda chutou com perigo aos 23 minutos e Lohan sofreu pênalti aos 30 minutos. Ele mesmo cobrou e o goleiro fez a defesa.

O próprio Lohan fez o segundo do Criciúma aos 7 minutos da segunda etapa. Após grande jogada de Fellipe Mateus, o meia cruzou para o camisa 9 do Tigre fazer o seu quarto gol na Série B. O Tombense bateu o centro de campo e o Tigre fez mais um. O goleiro rebateu a finalização de Lohan e Hygor empurrou para as redes, mas a arbitragem anotou o impedimento depois da análise do VAR.