O Criciúma divulgou uma nota nesta quinta-feira, 30, agradecendo o empenho de 14 atletas da equipe profissional que deixam o clube após a finalização da Série B do Brasileiro e o término dos contratos. De olho na próxima temporada, o Tigre segue atento ao mercado, trabalhando na montagem e reformulação do elenco para as disputas de 2024.

Inicialmente, a diretoria confirmou as saídas de Romulo, Crystopher, Léo Costa, Miquéias, Rayan, Matheus Mancini, Tiago Marques, Wellington Torrão, Neílton, Vinícius, Fernando Canesin, Ítalo Melo, Cristovam e Helder.

Confira a nota de agradecimento:

O Criciúma Esporte Clube, em nome de sua diretoria e comissão técnica, agradece os atletas que honraram o manto tricolor e nos ajudaram este ano na conquista do Campeonato Catarinense e no acesso à elite do futebol brasileiro de 2024. Fica a nossa gratidão e reconhecimento pela dedicação dentro de campo e também pelo profissionalismo do dia a dia.

Vocês foram muito importantes na reconquista da hegemonia do futebol catarinense e na nossa volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Desejamos sucesso nos próximos desafios.

De volta à Série A

Entre saídas de peças fora dos planos e a busca por novas contratações, o Tigre confirmou renovações importantes, como dos goleiros Gustavo e Alisson, do zagueiro Walisson Maia, dos laterais Jonathan e Marcelo Hermes, e do atacante Felipe Vizeu. Fora das quatro linhas, o técnico Cláudio Tencati e o auxiliar Aléssio Antunes também já haviam assinado contrato até o final do próximo ano.

Um dos principais artilheiros do tricolor no Brasileirão, o atacante Eder, com 9 gols, deve disputar pelo menos o campeonato estadual do próximo ano. Quanto às demais competições, o atleta terá que avaliar, pois a aposentadoria não está descartada. O bom relacionamento com a diretoria e a torcida gera otimismo.

Por outro lado, o volante Arilson parece estar de saída do Criciúma. As negociações com o Coritiba estão avançadas, e o Coxa Branca aguarda o jogador para defender as cores do clube paranaense. A diretoria tricolor espera um desfecho por parte do jogador, já que o time carvoeiro tem interesse na permanência, mas tudo indica que será mais uma baixa no elenco.

A reapresentação do elenco carvoeiro para a pré-temporada de 2024 será no dia 28 de dezembro. Os testes e avaliações ocorrerão em dois períodos no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. O primeiro jogo oficial da temporada será a disputa da Recopa Catarinense. O Tigre, campeão Catarinense de 2023, e o Marcílio Dias, vencedor da Copa Santa Catarina, duelam no dia 16 de janeiro no estádio Heriberto Hülse.