O último dia 1º de dezembro foi de mudança, reconhecimento e celebração para a Credisol Microcrédito Brasil. Após 24 anos de operações na região Sul Catarinense e, mais recentemente, expandindo a atuação por diversos estados do Brasil, a instituição apresentou a sua nova identidade visual, posicionamento, propósito e manifesto de marca. O evento ocorreu em Içara e contou com a presença de colaboradores, convidados e autoridades. Na ocasião também foi realizada a premiação dos melhores agentes de crédito por desempenho, além de celebrar os resultados do ano.

O diretor executivo da Credisol, Júlio César Corrêa Búrigo, compartilhou a razão por trás da mudança. De acordo com ele, é preciso aprimorar ainda mais a comunicação com o público-alvo da organização, os pequenos empreendedores. “Nossa intenção é que conheçam melhor a Credisol, entendam o papel e os serviços realizados, sempre direcionados para o fomento e desenvolvimento das suas atividades. Estamos trabalhando para tornar nossa marca ainda mais perceptível e facilmente compreensível”, ressalta Búrigo.

O novo propósito de marca da Credisol fica sintetizado na frase “investimos em seu sonho, acreditamos em você”. A expressão desse posicionamento, segundo o presidente Luiz José Damázio, representa o compromisso de fornecer acesso a microcrédito facilitado para empreendedores em todas as regiões de atuação da instituição, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de Microcrédito. “Estamos prontos para uma nova fase, reafirmando nossa missão de apoiar os pequenos negócios e contribuir para o desenvolvimento econômico das comunidades”, comenta.

O programa Comando Marconi destacou mais detalhes do assunto em entrevista com o coordenador regional para Santa Catarina da Credisol, Afonso Casteller. Ouça mais:

 

Atualização traz jovialidade à marca

A atualização não se restringiu apenas ao visual, mas representou uma mudança profunda na maneira como a instituição se comunica com seu público. Jonatha Barreto, diretor da SDI Transforma, agência que conduziu o processo de criação, conta detalhes do processo. “Nosso objetivo foi rejuvenescer a imagem da organização. Trabalhamos em tons mais abertos e vibrantes, para se conectar com um público amplo e diversificado. A Credisol tem muita verdade no seu trabalho, entrega serviços de excelência e dá acesso a crédito a uma população que não consegue de outras formas. Era preciso simplificar a forma de comunicar. E o resultado, acredito, alcançou as expectativas”, explica Barreto.

A mudança nas cores e no símbolo foi uma das estratégias adotadas. “Credisol deriva de ‘crédito’ e ‘solidário’. Entendemos que as letras C e S eram fortes nesse processo e as estilizamos de forma que ficassem mais amigáveis e mais dinâmicas”, diz ele, ao complementar: “antes tínhamos apenas duas cores principais na paleta e uma complementar; agora passamos para uma paleta de cinco cores, que serão usadas de forma mais equilibrada, dependendo do momento em que a instituição estiver”, explica.

Entrega de prêmios aos agentes destaque

Durante a noite, os agentes Gilmar Antônio de Lemos Júnior (Turvo), Andrei Trombim Cechetto (Jacinto Machado) e Mariele Corrêa de Freitas (Içara), e suas equipes, também foram reconhecidos pelo seu desempenho ao longo do ano. O prêmio Agente Destaque foi dividido nas categorias ouro, prata, bronze e menção honrosa, e considerou uma série de indicadores de desempenho financeiros e sociais. O gerente de Operações da Credisol, Eduardo R. Manenti, enalteceu a importância desse reconhecimento individual também como um instrumento de valorização do trabalho em equipe.

“Os agentes são a representação máxima da atuação de uma OSCIP de Microcrédito, uma vez que vão ao encontro dos empreendedores, seja onde eles estiverem, levando oportunidade de desenvolvimento a essas pessoas. E esse ano, mais uma vez, testemunhamos a dedicação desses profissionais, com a colaboração dos colegas da retaguarda, superando desafios cotidianos, viabilizando o impacto positivo da Credisol nas comunidades”, exaltou Manenti.

Confira: