A Frequência 99.9 da Rádio Fundação Marconi foi lançada, oficialmente, na noite desta quarta-feira (18). O Centro Comunitário da Igreja Matriz estava repleto. Mais de 700 pessoas estiveram, em festa, com “A Voz dos Vinhedos”. O carinho, prestígio e credibilidade da emissora com a participação da população, dos anunciantes, lideranças políticas, colaboradores, imprensa, foi evidenciado. Momento marcante, a Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz N.S. da Conceição, com a presença dos atuais funcionários da Rádio, mesclados com colaboradores do passado. Os cantos entoados pelo Coral Santa Cecília deram um charme a mais na celebração. O Cerimonial, conduzido pelo ex-integrante da equipe Marconi, jornalista/apresentador do SBT, Fernando Machado, trouxe emoções e boas lembranças aos presentes. Contando de forma cronológica a História da Rádio Marconi, no Sul Catarinense, foi apresentado um Documentário de 10 min e com “alguns” fatos que marcaram os 67 anos de atuação do meio de comunicação radiofônico.

Confira o Documentário abaixo:

 

A noite foi de homenagens não só para comunicadores, mas também para os grandes profissionais da técnica de rádio, atuando sempre brilhantemente nos bastidores, com destaques para o ex-funcionário Luiz Carlos Marques com mais de 40 anos dedicados à Radio Marconi, deixando o seu DNA, através do Gustavo Marques, integrante da Marconi; e para Ideraldo Niclele, o Jurubeba (in memorian), que deixou seu filho, André Niclele, que não por acaso hoje é o diretor administrativo da Rádio Marconi, e que por uma feliz coincidência estava de aniversário, neste dia 18 de julho. Podemos dizer que toda equipe da Rádio Marconi e diretores foram os músicos desta grande Orquestra, mas o André foi o maestro, conduzindo com a batuta administrativa, o processo final de migração, reforma do prédio e instalação da nova antena, trajetória esta que iniciou na diretoria anterior.

 

Com o propósito da Marconi em levar informação, entretenimento, promover a cidadania, estar junto do povo, muitas pessoas fizeram questão de ir vestindo a camiseta que ganharam nos sorteios da Rádio. Elas estampavam no peito, perto do coração, os repetidos números desta nova frequência 99.9 FM. E assim eles permaneceram, do começo ao fim, acompanhando o momento de música com Jani Cargnin e Elder Spadel, e a dupla Mário Pacheco e Iraí Manduca; analisando o Espaço Memorial, com instrumentos e materiais de trabalho utilizados durante anos na Marconi. Lá também puderam estar no local de fotos com belíssimo Backdrop da 99.9 FM. O Tombo da Polenta Gigante, aguardado por todos os presentes, foi realizado, às 21h45min, pelo Grupo Amicci Della Polenta.

 

 

Foi assim que, em nome dos diretores e colaboradores da tradicional e querida Rádio Fundação Marconi, todos foram recebidos de braços abertos, em uma noite histórica, não somente para a equipe Marconi, mas a todos que, de alguma maneira, têm contribuído para que a emissora permaneça no ar há 67 anos.

 

Um pouco da História 

A nossa história teve início no Natal de 1952, com o Padre Agenor Neves Marques gritando ESTÁ NO AR A ZYT-22’. Nesta trajetória de 67 anos a rádio cumpriu o seu papel social/comunitário com informação, lazer, música, orientações etc. A emissora foi parceira da cidade e da região, em todos os seus grandes momentos. A Revolução de 64, a Descida do Homem na Lua, a Copa do México em 1970, as Enchentes de 1974, o Centenário de 1978, a Trajédia dos Mineiros, em Santana-Rio Carvão, em 1984; a Festa do Vinho no mesmo ano, o Gemellagio, em 1991-1992; os 50 anos da Rádio na VII Ritorno Alle Origini, em 2001; os 100 anos da Paróquia Nossa Senhora Da Conceição. O falecimento do Monsenhor, em 2006; a indicação Geográfica do Vinho Goethe, a primeira de SC, em 2011. A Rádio acompanhou de perto a evolução da cidade e da região Sul de Santa Catarina.

Revitalização

A Marconi reinaugurou o seu prédio sede, na manhã do dia 03 de julho de 2018. Às 07 horas, direto do novo estúdio, o Pároco e Presidente da rádio realizou a benção de inauguração do novo local de trabalho da Marconi.  A revitalização e a migração para FM são considerados a grande evolução da emissora. O sinal AM ao longo dos anos foi perdendo a qualidade, pois havia muitas interferências de sinal. Na FM, o sinal de transmissão vai se propagar além das regiões que hoje a rádio é ouvida.  Lugares onde havia dificuldades para sintonizar a AM 780 poderão receber o 99.9 FM com melhor qualidade de áudio. Vale lembrar que o nome da cidade será ainda mais propagado para o grande sul do estado, um dos objetivos da Rádio Marconi. 

Conheça a Programação Marconi

Pensando no ouvinte, a noite de quarta-feira foi para, também, apresentar, agora com a nova frequência e a revitalização de sua sede, uma programação diferenciada, com algumas mudanças e renovações na grade, tanto jornalística, de entretenimento, musical, esportiva e religiosa. Lembramos que a Marconi fica à disposição 24 horas diárias, sem interrupções.

Segunda à Sexta

Das 5h às 7h, de segunda a sexta-feira, Alvorada do Cristão, que volta aos sábados, das 6h às 8h; O Comando Marconi, carro chefe do jornalismo Marconi vai ao ar, de segunda a sexta, das 7h às 10h. Temos o Ponto De Encontro, programa de entretenimento que vai ao ar, de segunda a sexta, das 10h às 13h. Para o período da tarde, de segunda à sexta, tem o Tarde Total, programa musical, das 13h às 15h. Logo na sequência, das 15h às 17h, o Mais Sertanejo entra no ar. O Giro de Notícias também faz parte da programação, noticiário de hora em hora.  De segunda à sexta-feira, das 17h às 18h, temos o jornalismo final de tarde, o Giro Final. O Attenti Ragazzi apresentado por Sérgio Roberto Maestrelli conta fatos da cidade e região de forma inteligente.

Ao anoitecer, a fé é novamente exaltada pelos microfones da emissora, no ar das 18h às 18h30min, com A Hora da Prece. Das 18h30min às 19h a Santa Missa, direto da Igreja Matriz de Urussanga. No período noturno Clássicas da Marconi vai ar, das 19h às 21h. A Voz do Brasil é reproduzida das 21h às 22h. Clássicas da Marconi retorna às 22h. A Missa da Saúde, direto da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, de Cocal Sul, todas as quartas-feiras, das 15h às 16h. E claro, a Rádio Marconi possui uma equipe esportiva, que leva as emoções do futebol e do esporte amador e profissional. Com acompanhamento do Cricíuma Esporte Clube, as Jornadas Esportivas são realizadas de maneira dinâmica e interativas. Aos finais de semana também temos a nossa programação diferenciada:

Sábados

A colaboração do comunicador Ivan Vieira, que apresenta o ‘Radio Marconi Pela Vida Contra as Drogas’, nos sábados pela manhã, das 8h à 9h. ‘O Senhor Está No Comando’, apresentado pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade de Cocal Do Sul, Frei Marcos Roberto Huk, vai ao ar das 09h às10h, nos sábados. Festa sertaneja é apresentado pelos irmãos “Talianos” (Rozinei e Rozemar), nos sábados, das 10h às 12h. Ainda aos sábados, às 12h, ‘Informativo Rural Epagri’, apresentado por Técnicos da Estação Experimental Epagri de Urussanga, e o ‘Informativo Rural’ com apresentação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga e Cocal Do Sul’, das 12h30min às13h30min.

Domingos

Aos domingos, um dos programas mais antigos do rádio catarinense, Andorinha Mensageira, que nasceu com a Rádio Marconi há 67 anos, apresentado atualmente por Rosa Miotello, das 7h às 8h. Temos ainda, aos domingos, o ‘Domingo Alegre’, das 9h às 11h30min, na responsabilidade do casal Manoel Teixeira e Adalgiza (Teixeira e Dona Ziza). Logo depois, o programa ‘La Voce Della Benedetta’, entra no ar das 11h30min às 13h, com a apresentação das Associações Culturais Italianas. Nos domingos das 8h às 9h e das 18h30min às 19h, transmitimos a Santa Missa da Igreja Matriz de Urussanga. 

Equipe de Profissionais 

A Rádio Fundação Marconi já lançou inúmeros comunicadores para o mercado de trabalho. Ao longo dos 67 anos de atuação na região, a emissora teve dezenas de colaboradores: comunicadores, sonoplastas, gerentes, diretores, secretárias, técnicos de som etc. Atualmente o quadro funcional envolve 18 colaboradores fixos e um grupo de apresentadores em programas terceirizados, todos desenvolvendo funções importantíssimas.

Um meio de comunicação de massa e formador da opinião pública precisa de uma equipe competente, com profissionais atuantes nas suas funções desempenhadas. É assim que, diariamente, a Rádio Fundação Marconi faz, sempre pensando no melhor ao público ouvinte, anunciantes, enfim à comunidade no geral. Sabendo do papel fundamental que temos na sociedade os profissionais que fazem acontecer o dia a dia da Rádio Marconi você conhece abaixo:

Bruna De Brida (Secretária/Recepcionista Período Matutino e Assistente Administrativo); Bruno Brognoli (Sonoplasta e Comunicador do Clássicas da Marconi, no Período Noturno; Edi Carlos De Rezende (Repórter Marconi e apresentador do Giro Final, das 5h às 6h, de segunda à sexta. Também responsável pela atualização do portal de notícias radiomarconi.net e das redes sociais da emissora); Enio Biz (Coordenador de Programação, Repórter Esportivo e Apresentador do Noticiário Hora em Hora, o Giro De Notícias, Edições 2, 3 e 4 da tarde); Eraldo Luiz Da Silva (Janguinha) (Setorista Do Criciúma Esporte Clube, Repórter e Comentarista Esportivo);Ezequiel Zapelini (Responsável Departamento Comercial Da Marconi); Geraldo Custódio (Comunicador Apresentador do Programa Jornalístico Comando Marconi, de Segunda à Sexta, das 07h às 10h); Gustavo Marques (Plantão de Estúdio, nas Jornadas Esportivas e produtor do Ponto de Encontro. Também responsável pelas atualizações das informações no portal radiomarconi.net e redes sociais da emissora); Jair De Ávila (Apresentador do Ponto de Encontro, de Segunda à Sexta, das 10h às 13h);Leonardo Bonfante (Sonoplasta no Período das 5h às 11h); Leticia Trevisol Apolinário (Secretária/Recepcionista Período da Tarde); Matheus Thomaz (Operador de Gravadora e Técnico de Transmissões Externas); Rafael Niero (Narrador Esportivo, Repórter Policial e Apresentador do Tarde Total, ele divide horário com Ruan Innocenti); Rosana Sebastião (Apresentadora do ‘Mais Sertanejo’, de Segunda à Sexta, das 15h às17h); Ruan Innocenti (Sonoplasta no período entre 11h e 17h. Apresentador do tarde total, de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, divide horário com Rafael Niero); Aires Valentim Frozi (Colaborador da Emissora nas Jornadas Esportivas, atua como Comentarista Esportivo); Lúcia Serafin Bez Batti (ela é considerada a mãe de todos, a nossa Diarista, responsável por manter em ordem os cômodos da Marconi).

 

Para que todos possam desempenhar as suas funções, da melhor maneira possível, primando pela responsabilidade e imparcialidade no que é levado ao ar, pelos microfones da Marconi, agora FM 99.9 há um grupo de pessoas, voluntárias, que fazem parte da sociedade urussanguense. Eles estão dispostos a contribuir e ajudar nos direcionamentos e pensamentos deste tão conceituado meio de comunicação. O líder, que instrui os seus colaboradores com as normas a serem seguidas no dia a dia, André Niclele, atual Gerente Administrativo; Padre Daniel Pagani, Diretor Presidente; Padre Jiovani Manique Barreto, Vigário Paroquial; Sérgio Roberto Maestrelli, Diretor Secretário; José Elson Bittencourt, Diretor Financeiro; José Tadeu Baldessar, Diretor Técnico; Luiz Roberto Vechi, Diretor de Programação; Narciso de Lorenzi Canever, Diretor Comercial.

Agradecimentos

Ao Jornal Panorama SC, Blog Paulo Matias e Jornal Vanguarda, meios de comunicação de Urussanga; Foto Prado, que registrou os momentos da festa; aos Integrantes do Coral Santa Cecília, que entoaram os cantos durante a missa de ação de graças; à Pro Goethe, com a saborosa Degustação de Vinhos; aos músicos Janiter Cargnin e Elder Spadel, bem como o Mário Pacheco e Iraí Manduca, estes que animaram a noite no Centro Comunitário; à equipe de som e iluminação Pavei Som, com o suporte para os acontecimentos; aos Voluntários do Paraíso da Criança, amigos do Grupo Movimento de Irmãos, que atenderam no Bar (lucro revertido para o Paraíso da Criança); à Dargi Floricultura, que cedeu decorações para o ambiente; à Base Vídeos, responsável pela elaboração do Documentário, por meio dos profissionais Danilo Anastácio e Rangel Quaglioto; ao Gelos Urussanga, que sempre colabora com a emissora em eventos; à D’Tuthi Confecções, pela confecção das lindas camisetas 99.9 FM; à Comissão Organizadora da 18ª Festa do Vinho, que abrilhantou o evento com a presença da Rainha e Princesas da festa; ao Emerson Segurança e a sua equipe, que prestaram excelente trabalho; à Academia de Letras de Urussanga, sempre competentes nos fatos históricos e acesso ao conhecimento; ao Cineasta Urussanguense Yves Goulart, que preparou reportagem especial sobre a primeira rádio FM no mundo, que foi ao ar no dia 18 de julho de 1939; ao Grupo Amici Della Polenta, sempre evidenciando a cultura italiana e proporcionando momentos inesquecíveis com a polenta gigante; aos Brigadistas, que em apoio permaneceram no local verificando as ocasiões de integridade física; ao Corpo de Bombeiros de Urussanga; à Polícia Militar; à Polícia Civil; ao profissional Fernando Machado, que conduziu o cerimonial; à Agência Integral de Morro Da Fumaça, que desenvolveu a nova Logomarca da Marconi e o material gráfico; aos Anunciantes Comerciais da Rádio Marconi; À jovem Karoline Mariot, pelo apoio prestado ao cerimonial; à população de ouvintes que puderam comparecer e aqueles que ouviram a transmissão pela Frequência 99.9.

 

A Voz dos Vinhedos

Assim é a Rádio Fundação Marconi, agora a 99.9 FM, que continuará sendo “Marconi, a Voz dos Vinhedos’, porém em uma nova frequência, som mais limpo, sem ruídos, podendo ser ouvida em diversos recantos, ganhando um reforço com o portal www.radiomarconi.net, quando as pessoas podem ouvir o dia a dia da emissora, em todas as partes do mundo. E você, que de casa nos ouve, é parte integrante da Rádio Marconi, pois é para você, ouvinte, que a programação ‘NO JEITO MARCONI DE SER’, é feita. Fica aquí o agradecimento em nome da Marconi, pois fazem parte da história da emissora.

Muito obrigado!

Fotos: Allan Prado/Foto Prado

Da Redação