A diminuição dos casos positivos da Covid-19 e no número de mortes registradas pela doença no estado foi observado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems). Conforme o presidente do Cosems, Daisson Trevisol, o estado vem passando por uma fase mais tranquila da doença por conta do avanço da vacinação, que já se estende por todo o mundo há mais de um ano. De acordo com Trevisol, as mortes por coronavírus registradas são, em sua maioria, de pessoas que não se vacinaram ou que não possuem o esquema vacinal completo com as três doses.

Com a chegada do inverno, a recomendação é que alguns cuidados com a saúde ainda sejam mantidos, isso porque o frio faz com que as pessoas fiquem em lugares fechados, aumentando o risco de transmissão de doenças respiratórias. Por isso, é ideal que a higienização das mãos seja sempre mantida, seja com água e sabão ou com álcool em gel. Além disso, é muito importante que a pessoa use máscara caso ela apresente algum sintoma gripal para se proteger e proteger as pessoas ao seu redor. Daisson participou do programa Comando Marconi e ressaltou mais detalhes sobre o coronavírus no estado. Ouça na íntegra:

 

Em abril será iniciada a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. De acordo com Trevisol, o Ministério da Saúde ainda não divulgou o calendário completo, mas a ordem de vacinados deverá ser a mesma dos últimos anos. Com isso, crianças de até 5 anos, idosos e pessoas imunossuprimidas deverão se vacinar contra a gripe primeiro, aumentando a faixa etária e outros grupos conforme o calendário que será divulgado.

Confira também:

Matriz de Risco da Covid-19 aponta 16 regiões no nível moderado e uma no nível alto