A 4ª Corrida do Cooperativismo atraiu mais de seiscentos atletas corredores para a orla do Balneário Esplanada, em Jaguaruna. Desde antes das 6h, na manhã deste domingo, dia 21, atletas de municípios vizinhos chegavam para o aquecimento e retirada do kit para a prova. Foram dois percursos nas modalidades masculino e feminino.

Foto: Edi Carlos de Rezende

Às 7h25 ocorreu a largada para os participantes especiais com o grupo Pernas Solidárias, de Içara. Os demais atletas foram autorizados às 7h30, momento em que começou a chover forte. Adultos, adolescentes e idosos percorreram os sete quilômetros ou quatorze quilômetros com areia molhada e debaixo de chuva.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta da modalidade sete quilômetros masculino, Lucas Severino Fernandes, como tempo de 24 minutos e 38 segundos, seguido do segundo e terceiro lugar da mesma categoria. A vencedora do percurso sete quilômetros feminino, Giovana Cadorin da Silva, encostou na faixa de chegada com 28 minutos e 55 segundos de prova. O atleta Paulo Renato Arent Mendes venceu na modalidade quatorze quilômetros masculino, ele cruzou a linha de chegada com 54 minutos e 32 segundos depois da largada. Já a corredora Sidneia Duarte da Rosa venceu na modalidade quatorze quilômetros feminino, completando a prova depois de 1hora 8 minutos e 34 segundos.

Atletas falam sobre desempenho na prova

O experiente atleta do município de Armazém, Paulo Renato Arent Mendes, foi o vencedor da prova dos quatorze quilômetros masculino. O atleta contou que participa de várias competições ao longo do ano, então busca competir em diversas provas para poder conseguir êxito em outras de maior quilometragem e com maior desgaste. O atleta Paulo disse ainda que foi a primeira vez que participou da Corrida do Cooperativismo, nas areias da Praia da Esplanada.

“A gente usa algumas provas para treinamento. Como estamos sendo preparados, a gente vai lá e compete. O resultado final é consequência do que a gente pôde fazer durante a prova. Eu tive a felicidade de ser campeão. Foi uma prova bastante desafiadora e difícil porque deu muita chuva no dia anterior e no momento da corrida. Achei que foi uma prova bastante organizada. Ano que vem estarei brigando pelo bicampeonato”, exclamou Paulo. O corredor está em preparação para competir, em março, da meia-maratona de Joinville. Também está treinando para participar do desafio do Beto Carrero, em agosto.  Ouça abaixo o que disse o atleta à reportagem da Rádio Marconi:

 

Vencedores 14 km masculino
Vencedores 14 km masculino / Foto: Edi Carlos de Rezende

O vencedor do percurso de sete quilômetros foi Lucas Severino Fernandes, de 17 anos, morador de Armazém. O atleta participou pela primeira vez de uma prova em areia de praia. “Já corro há bastante tempo. Principalmente em 2023 foi um ano de muitas provas. É minha primeira vez correndo em uma prova de praia assim. Achei bem diferente, areia bastante pesada. Graças a Deus deu tudo certo. A chuva não chegou a atrapalhar, só ajudou”, comemorou Lucas. Confira a fala da atleta:

 

Vencedores 7 km masculino / Foto: Edi Carlos de Rezende

A atleta de Criciúma, Sidneia Duarte da Rosa, venceu na modalidade 14 quilômetros. “A primeira vez que participei dessa prova. Um percurso muito delicioso para quem gosta de praia assim como eu. E ainda fui presenteada com uma bela chuva, na largada e na chegada. Foi bom, foi ótimo! Muito obrigada! Foi maravilhoso! Só tenho a agradecer a todos pela organização, estava muito bem organizada”, evidenciou Sidneia.

 

Vencedoras 14 km feminino / Foto: Edi Carlos de Rezende

Giovana Cadorin da Silva, de Urussanga, venceu pela segunda vez consecutiva na sua modalidade. “Foi mais difícil dessa vez, quilometragem maior. Tinha chuva e muito vento na volta do percurso, o que atrapalhou bastante. Bateu o cansaço, mas deu tudo certo”, disse Giovana. A atleta participou 2023 e venceu na modalidade cinco quilômetros. Ouça abaixo:

 

Vencedoras 7 km feminino / Foto: Edi Carlos de Rezende

Confira os vencedores gerais

Masculino 7 km

Lucas Severino Fernandes – 24min38s

Lucas Stefenon Lenhagui – 24min42s

Mateus De Oliveira – 25min55s

Masculino 14 km

Paulo Renato Arent Mendes – 54min31s

Gustavo Amaro – 55min37s

Márcio Geremias Machado – 56min35s

Feminino 7 km

Giovanna Cadorin da Silva – 28min55s

Patrícia Almeida – 29min09s

Regiane Frasson – 30min02s

Feminino 14 km

Sidineia Duarte da Rosa – 1h08min33s

Simone F. Lunardi – 1h09min23s

Sandra Isabel de Oliveira Menegon – 1h11min43s

Dupla 7 km

Diego Marques Frasson/Filipe Cardoso Salvador – 29min55s

Ilson Dela Vedova/Matheus da Silva Dela Vedova – 30min14s

João Vitor Soares Moncani/Diogo Luiz Calegaro – 33min11s

Dupla 14 km

Anderson De Noni Pizetti/Sérgio Bernardo – 56min15s

Cristiano Oenning/Kaua Mendes Fermino – 57min50s

Pedro Lage/Henrique Ronchi – 58min03s

Parceria entre cooperativas

A Corrida do Cooperativismo é uma parceria entre Cermoful Energia e a Cooperaliança, realizadoras do evento com o apoio do Sicoob Credija, Sescoop/SC e prefeitura de Jaguaruna. O presidente da Cermoful, Rudi Recco, também comemorou a presença dos atletas participantes e falou da expectativas para o próximo ano. “Com certeza superou nossas expectativas, pois a nossa meta era de quinhentos corredores. E nós conseguimos atrair quase setecentos corredores. O desafio para nós é muito grande, então para o ano que vem vamos querer atingir próximo dos mil corredores. Quero agradecer a todos os participantes, quem veio de outras cidades ou outros estados. É muito gratificante para todos nós que organizamos a Corrida do Cooperativismo, pois nossos funcionários estão todos aqui engajados. E já estamos conversando para o ano que vem ter a parceria da Cermoful e Cooperaliança com Coopercocal e Coorsel. Se tivermos as quatro cooperativas da região, no ano que vem vamos passar os mil corredores”, destacou Rudi Recco. Confira:

 

O resultado completo do evento pode ser conferido no site www.trichip.com.br/resultados-eventos.

Da Redação / Edi Carlos de Rezende