Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, cresce a preocupação com os riscos à saúde, especialmente para o coração. Segundo a cardiologista Fernanda Tavares, da Clínica Cardiof, os casos de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca podem aumentar de 20% a 30% nessa época do ano, se comparado às outras épocas. De acordo com a doutora, o próprio corpo realiza alguns mecanismos para se manter aquecido. “Ocorre a vasoconstrição dos vasos, que é o afilamento das artérias para evitar com que o organismo perca calor. Segundo ponto: o coração também trabalha mais em dias mais frios para manter essa temperatura corporal constante. A viscosidade do sangue pode aumentar um pouquinho também no inverno, facilitando com que nós tenhamos a formação de coágulos”, explicou. Ainda conforme Fernanda, outros fatores também podem influenciar, como as infecções respiratórias agudas, doenças cardiovasculares já pré-estabelecidas, além de hábitos de vida, como a redução de atividade física e alteração no padrão alimentar.
A cardiologista ressaltou que existe uma faixa etária que precisa redobrar os cuidados: os idosos. “A partir dos 60 anos eles perdem esse controle de temperatura, eles têm uma menor sensibilidade isso”, disse. “Associado a isso, eles também já têm mais doenças cardiovasculares ou fatores de risco pré-estabelecidos. Então é sempre bom tomar mais cuidado nessa faixa etária”, acrescentou. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista com a doutora Fernanda durante o programa Comando Marconi. Ouça e entenda mais:
Mesmo no frio, a recomendação de praticar exercícios físicos permanece. A indicação é adaptar eles para evitar com que a pessoa se exponha ao frio em temperaturas muito baixas. “A gente sabe que a atividade física é importante para prevenir as doenças cardiovasculares e nessa época do ano vai ajudar no controle da pressão, vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico”, esclareceu. “A gente pode, eu acredito, usar mão de algumas coisas que nos mantermos seguros e continuar fazendo a atividade física. O que a gente orienta: faça um alongamento adequado, um aquecimento antes de iniciar a atividade física para evitar lesões; use roupas adequadas, as roupas térmicas, proteja as extremidades, que são as mãos, as orelhas; e evita fazer a atividade física nos extremos de temperatura, de preferência, deixe para fazer no final da manhã ou no começo da tarde”, pontuou a cardiologista, salientando que é necessário se manter hidratado também durante o frio.
Confira também:
Ver essa foto no Instagram





































