Com 20 anos de história, a Cooperativa de Máquinas e Equipamentos (Coopermaq) atua em soluções para incubação e transporte de ovos e pintos. A cooperativa de Urussanga conta com uma gestão participativa, possui 17 sócios e, aproximadamente, 105 contratados celetistas. “O princípio foi bem difícil porque se uniu um grupo de trabalhadores para tocar um negócio, uma empresa, e faltava experiência, faltava uma série de questões legais também para poder construir essa empresa e poder fazê-la funcionar. Mas foi se resolvendo essas questões aos poucos e rapidamente conseguimos colocar a empresa num caminho que foi crescendo ao longo desses 20 anos, e conseguiu se estabelecer bem e hoje tem uma excelente participação nesse mercado que nós estamos inseridos, que é um mercado de máquinas incubadoras, essas máquinas transformam o ovo em pintinho”, destaca José Carlos.

Conforme o diretor, a Coopermaq conta com alta tecnologia, sendo equiparada às melhores do mundo para incubação de ovos. Segundo ele, a cooperativa está ligada a diversas marcas importantes, como a JBS, Aurora e o Grupo Pluma. “Os maiores grupos desse ramo são clientes nossos e a gente tem muita satisfação em poder atender e servir de maneira que satisfaça essa clientela”, destaca. Os 20 anos de história e os serviços prestados pela Coopermaq foram destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro. Ouça na íntegra:

 

De acordo com o diretor José Carlos, a incubação dos ovos de galinha tem um processo de 18 dias, em média. “É uma máquina que é preparada para que propicie uma incubação excelente, para que tenha o nascimento de um maior número de pintinhos possível”, explica. “A máquina incubadora tem um sistema automático, que ela controla a temperatura, controla a umidade, ventilação e nível de CO2”, acrescenta. “É a forma mais rápida de se obter proteína, por isso que tem esse crescimento no mercado de frango, porque hoje é a proteína mais rápida e mais barata, consequentemente”, destaca.

Confira também: