Cuidar das pessoas, preservar o meio ambiente, realizar ações nas quais todos possam se beneficiar por meio do compartilhamento de experiências de voluntariado e solidariedade. Essa é a proposta do Dia de Cooperar (Dia C), que está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, em prol de transformações sociais. O dia em homenagem ao cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho.

Pensando nisso, todos os anos a Cooperja, em parceria com o Sescoop/SC, realiza uma grande ação no Dia de Cooperar. Este ano o evento acontecerá no dia 4 de julho, reunindo centenas de pessoas no Campo Demonstrativo da Cooperativa em Jacinto Machado. Com ações voltadas a prática e os valores e princípios do cooperativismo, que tem a parceria de diversas entidades entre elas: Epagri, Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Terezinha e Núcleos femininos da Cooperja. O evento tem início às 8h, em seguida palestra sobre saúde mental e bem-estar emocional com Caroline Berlanda.

À tarde acontece as oficinas de risoto de tipos especiais de arroz naturizi, panificação com panc’s, pomada milagrosa, sal temperado, hidromel e refrigerante de mel, escalda pés, velas aromáticas, aromaterapia, estaquia alporquia, geleia de hibisco, sabonete artesanal com plantas bioativas e produtos sem glúten, sem lactose, sem leite.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas, podendo o participante escolher duas oficinas para participar. Os interessados podem se inscrever com a coordenação social da Cooperja Elisabete no (48) 98866-8075 e a extensionista social da Epagri Aline Fernandes (48) 3529-0317

O evento tem como objetivo levar alternativas de saúde para quem tem interesse, além de destacar a importância da cooperação e ajuda mútua.