A Cooperja lançou no sábado, dia 26, um programa pioneiro na região, denominado Cooperja do Amanhã, que será direcionado aos jovens, filhos ou netos de associados da cooperativa, com idade entre 15 e 18 anos e que estão cursando regularmente os estudos. Cerca de 38 alunos estiveram presentes, acompanhados de seus pais. O presidente Vanir Zanatta, vice Antonio Moacir De Noni, acompanhados dos Diretores Carlos Roberto Wilk, Vinícius Cechinel de Moraes, Diego Paganini e do professor da Unesc, Edson Ribeiro, coordenador do curso, recepcionaram os alunos e familiares.

O programa denominado Cooperja do amanhã tem a missão de expandir as possibilidades dos jovens no campo, capacitando-os para continuarem o desenvolvimento de seus negócios familiares. Na aula inaugural os alunos conheceram a estrutura do programa, bem como toda didática e disciplinas que serão cursadas ao longo do curso. Os alunos também puderam ouvir atentamente os membros da direção, que deram depoimento sobre suas histórias de vida dentro e fora da Cooperja, e do cooperativismo.

Para Regiane Burin Casagrande, mãe de um aluno, foi um dia emocionante. “Foi muito bom estar presente no início deste curso, e confesso que para mim como mãe, me emocionei em ver meu menino iniciando sua história no cooperativismo. Parabéns mais uma vez a Cooperja por mais esse projeto maravilhoso”, elogia a mãe. O programa quer apresentar uma nova visão sobre a forma de gerir empresas rurais, pautada no cooperativismo, tecnologia, empreendedorismo e inteligência de negócios.

O curso tem duração de um ano e todo material didático a cooperativa disponibilizará, bem como transporte e almoço aos alunos. Para isso tem a parceria da empresa Inplasul, que ajudará no investimento. As aulas serão ministradas em um sábado por mês, em período integral no auditório da Cooperja em Jacinto Machado/SC. Entre as disciplinas que serão cursadas estão: cooperativismo, negócios, habilidades gerenciais, tecnologia e sucessão familiar.

Para o presidente Vanir Zanatta o programa é mais uma oportunidade que a Cooperja oferece as famílias de seus associados (as), buscando informar, educar e formar novos cidadãos. Cumprindo nosso 5º princípio do cooperativismo. “Nessa idade, o cérebro dessa juventude recebe milhares de informações por segundo, e precisamos ajudar nessa formação, apresentando dados, ensinando na teoria e na prática como funciona uma empresa e como repassar isso as propriedades. Queremos que pais e filhos consigam mais rentabilidade, sem se desfazer das propriedades. Que eles sigam seus sonhos, mais preparados, com foco e propósitos. Afinal, podemos estar preparando nossos futuros diretores e ou colaboradores. Desejo sucesso a todos”, espera Zanatta.

Colaboração: Aline Somariva / Assessoria de Imprensa