Ter uma alimentação saudável é de extrema importância em qualquer idade, pois auxilia diretamente no desenvolvimento fisiológico, manutenção da saúde e bem-estar do indivíduo. Durante a infância, o valor dessa alimentação adequada e saudável se torna muito maior, pois as crianças se encontram em fase de intenso crescimento e desenvolvimento.

A partir dos seis meses de idade, a introdução da alimentação complementar aproxima a criança aos hábitos alimentares de quem cuida dela e exige todo um esforço adaptativo a uma nova fase do ciclo de vida, na qual lhe são apresentados novos sabores, cores, aromas, texturas e saberes.

O grande desafio é conduzir adequadamente esse processo, em que não se sabe o tipo, a consistência e a forma de alimento que deve ser ou não oferecido às crianças para suprir as necessidades nutricionais. Outros desafios surgem quanto à manutenção dessa alimentação adequada e saudável conforme o avançar da idade das crianças, pois existem diversos mitos sobre o tema, o que dificulta bastante a escolha dos alimentos.

Para esclarecer as dúvidas sobre a alimentação infantil, a Dra. Fabiane Maciel Fabris explica mitos e verdades sobre o tema. Ouça: