Preparar o jovem para o mercado de trabalho. Este é o objetivo do programa Jovem Aprendiz da Abadeus. Nele, jovens de 14 a 24 anos, de Criciúma e região, são preparados para ingressar no primeiro emprego, desenvolvendo-se tanto no meio profissional, intelectual, cognitivo e no social. De acordo com a diretora-executiva da Abadeus, Shirley Monteiro, o programa é realizado com base na Lei de Aprendizagem, no qual a inserção do adolescente no mercado de trabalho está atrelada em sua evolução escolar. Com o programa, o jovem vai ao trabalho quatro dias por semana, no contra turno do horário escolar, e em um dia da semana ele participa do curso ofertado pela Abadeus. O programa Jovem Aprendiz possui um período de 16 meses.

Conforme Shirley, o programa também traz benefícios aos empregadores, já que muitas das futuras profissões estarão ligadas com a tecnologia, que hoje se faz necessário em várias áreas. “O mais importante disso é que tem de um lado a empresa que precisa desenvolver novos talentos. Ela precisa desse novo profissional com essa mente disruptiva, aberta para aprender as novas profissões e que hoje não tem”, comenta. Já do outro lado há uma gama de jovens aptos para entrar no mercado de trabalho e que precisam de oportunidades. A presidente da Associação Empresarial de Urussanga (Aciu), Joelma Fornasa, ressalta que é necessário também fidelizar os jovens aprendizes em empresas para que eles possam ser a mão de obra futura da região.

Joelma frisa para que pais incentivem os seus filhos a se inscreverem no curso da Abadeus e iniciarem a vida no mercado de trabalho em Urussanga e região. “Alguém que conhece uma pessoa nessa idade, procurem a Abadeus. Ela qualifica, ela dá o curso completo, e depois o empresariado de Urussanga está de portas abertas, porque a gente vê que tem muita vaga de emprego em aberto, e a gente não está preenchendo, e um jovem aprendiz poderia preencher esse lugar”, comenta a presidente da Aciu.

Shirley e Joelma participaram de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicaram mais detalhes sobre o programa Jovem Aprendiz da Abadeus. Ouça na íntegra:

 

A diretora da Abadeus explica que o programa oferece vagas de empregos em empresas da região, no qual o jovem é encaminhado para o processo seletivo e o RH da empresa decide, qual dos candidatos irá preencher a vaga. Além de estudantes do ensino médio, o programa também é destinado para jovens que já concluíram os estudos. “Não importa se ele tem 18 anos, se ele tem 19. O programa vai até 24 anos, mas a gente precisa inserir ele com no máximo em torno de 22 anos, para que ele consiga chegar lá”, esclarece Shirley.

Jovens que possuem interesse em participar do programa podem se inscrever diretamente no site da Abadeus (acesse aqui) ou no telefone (48) 3462-2080. Em Urussanga, os interessados podem se inscrever presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fica em frente ao Supermercado São Pedro, no bairro Da Estação.