A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) definiu pautas prioritárias para a atuação em 2024. A reunião de planejamento de ações entre a diretoria e os presidentes das federações filiadas foi realizada, no dia 30 de janeiro, na filial da Cobap, em São Paulo (SP). De acordo com a diretora de Comunicação da Cobap e presidente da Associação de Aposentados de Cocal do Sul, Maria Salete Búrigo Teixeira (Nena), foram definidas quatro bandeiras principais: pensão por morte, política de valorização dos benefícios, fim do prazo decadencial do INSS e a criação do Conselho de Proteção.

Segundo a diretora Nena, as discussões foram alinhadas para chegarem as resoluções, como por exemplo, a pensão por morte com a retomada da integralidade em 100% o valor do benefício dos pensionistas do Regime Geral da Previdência Social – INSS; a política de valorização dos benefícios dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, corrigidos pelo mesmo índice INPC e PIB, concedidos ao salário-mínimo; o fim do prazo decadencial do INSS que limita o prazo de 10 anos para pedir revisão do benefício; a criação do Conselho de Proteção à Pessoa Idosa, como órgão responsável pelo cumprimento do Estatuto do Idoso.

“Cada estado se comprometeu em fazer uma ‘romaria’ dentro do Congresso. Cada região vai mandar um representante em abril de 2024. Pretendemos visitar todos os gabinetes, em Brasília. Precisamos fazer isso para que eles entendam o que estamos necessitando”, explicou Maria Salete.

Maria Salete Búrigo Teixeira participou de entrevista no programa Comando Marconi. Confira:

 

Ainda de acordo com a diretora da Cobap, a atuação em defesa das pautas definidas será realizada no Congresso Nacional e nos gabinetes dos parlamentares nos estados. Está prevista também grande mobilização unificada do segmento em Brasília (DF), no segundo semestre, a depender do andamento dos projetos ao longo do ano.

Da Redação

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM.