A osteoporose é uma condição clínica associada à diminuição da massa óssea, o que se traduz em uma maior fragilidade dos ossos. Em outras palavras, os ossos ficam mais sujeitos a fraturas.

A doença atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens no mundo acima dos 50 anos. No Brasil, afeta 10 milhões de pessoas. Com o aumento da expectativa de vida, este número tende a crescer caso a população não se conscientize e comece a cuidar mais do seu corpo e da sua saúde óssea.

Confira dicas simples para uma vida mais saudável

Entrevista com a Dra. Manuela Rocha Braz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). Confira:

 

Fique de olho e previna-se:

– Evite o sedentarismo, praticando exercícios físicos leves 3 vezes por semana, no mínimo;

– Preocupe-se com uma alimentação equilibrada, com ingestão de alimentos ricos em cálcio. O leite é uma das principais fontes de cálcio e deve ser ingerido todos os dias;

– Invista na sua qualidade de vida;

– Exponha-se ao sol leve regularmente, pois é fundamental para que sua pele produza a vitamina D em quantidades necessárias para o seu organismo;

– Evite o fumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas;

– No caso das mulheres: realize uma vez por ano, após os 40, uma Densitometria Óssea e verifique com seu médico a necessidade de ingestão de componentes preventivos.

Colaboração: Débora Torrente / Gengibre Comunicação