Desde a última semana, Urussanga tem uma nova secretária de Agricultura. Jéssica Bonotto foi nomeada para o cargo pelo prefeito interino Jair Nandi (PSD). Em entrevista, Jéssica destacou que o convite foi uma surpresa, já que a função representa um desafio grande devido a complexidade do trabalho. Para a nova secretária, além do trabalho em campo, a pasta também conta com a questão burocrática, com a parte mais documental. “Estamos aí, devagarinho, engrenando o serviço, tentando entender como é que funciona para tentar errar o mínimo possível”, destacou.
Conforme Jéssica, a principal demanda da Agricultura de Urussanga envolve as dificuldades decorrentes do clima. Atualmente, a região registrou muita chuva, prejudicando os serviços e o trabalho dos agricultores e produtores rurais. Além disso, há uma dificuldade de chegar até ao campo com o maquinário. “O segundo maior impasse agora é o tempo também, porque um dia de sol, como hoje, tem muito serviço atrasado para fazer, então a gente não consegue dar conta de tudo”, explicou a nova secretária.
Com relação ao maquinário, Jéssica ressaltou que a secretaria está buscando realizar as manutenções necessárias. A nova secretária participou de entrevista no programa Comando Marconi e falou mais sobre as demandas da Agricultura de Urussanga. Ouça na íntegra:
Parte 01
Parte 02
A nova secretária ainda destacou sobre um projeto que será realizado junto aos produtores. Uma série de reuniões será realizada nas comunidades rurais do município. Conforme Jéssica, a finalidade é entender as demandas e necessidades dos agricultores. Os encontros iniciarão nesta sexta-feira, dia 17, sendo o primeiro no bairro Barro Preto, a partir das 19 horas, na sede da associação de moradores. O segundo será no dia 20 deste mês, no salão de festas do bairro São Pedro, também no mesmo horário.
O terceiro ocorre no dia 22, no salão da igreja do bairro Rio Carvão, às 19 horas. Em seguida, no dia 24, será a vez da Linha Pacheco, com encontro às 19h30 no bar do Tavares. O próximo será realizado no dia 27, no salão de festas da igreja da comunidade de Coxia Rica. “É uma reunião que é mais um bate-papo para falar também de assuntos, ouvir as reclamações, acima de tudo, ouvir as críticas para a gente estar se conhecendo e para ver qual o caminho que a gente pode ir para consertar alguns problemas”, salientou Jéssica.
Além disso, a secretária reforçou que as mulheres agricultoras também devem participar dos encontros. “Eu quero fazer um projeto com as mulheres agricultoras, porque essa é a responsabilidade de ser a primeira mulher secretária de Agricultura. Então eu queria também dar uma atenção para elas”, comentou. Segundo Jéssica, uma das expectativas é a realização de cursos de capacitação para os agricultores, incluindo também as mulheres.