Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, pelo menos, 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias. Cerca de 30 delas poderiam ter sido poupadas com a prevenção correta, se não fossem os tabus e mitos. Por ano, cerca de 800 mil casos são registrados no mundo.

No mês em que se celebra o “Setembro Amarelo”, a Secretaria de Saúde de Orleans realizará diversas ações de prevenção ao Suicídio.

Conforme explica a Secretária de Saúde, Luana Debiasi, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Segundo a mesma, a campanha tem por objetivo alertar as pessoas a respeito dos casos do suicídio no Brasil.

O município vai realizar ao longo do mês uma série de ações preventivas e informativas em parceria dos profissionais nas Unidades e Saúde, nas escolas e entidades. O comércio também vai aderir à campanha destacando suas vitrines a fim de chamar atenção da sociedade.

A campanha Setembro Amarelo deste ano tem como Slogan: Porque viver é nascer a cada dia. A proposta é justamente incentivar à valorização da Vida e da Família.

Campanha

Justamente com o objetivo de reverter o aumento crescente das mortes surgiu no Brasil, em 2014, o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha aborda a tentativa e a concretização do ato de se matar como um problema de saúde pública.