O que inicialmente era somente ciclismo, tornou-se uma prática esportiva ainda mais completa. O urussanguense Ciro Damiani tem participado de diversas provas de triathlon, tanto no Brasil como em outros países. As provas consistem em três modalidades: natação, ciclismo e corrida. No último mês, Ciro participou do Ironman 70.3 no Havaí, no qual nadou 1.900 metros, pedalou 90 quilômetros e correu por mais de 20 quilômetros. “A prova do Havaí é muito legal, lugar paradisíaco. Acho que todo mundo sonha em ir. Desde que eu faço o triathlon, meu sonho era competir no Havaí”, destacou em entrevista. Além do calor, Ciro venceu um outro desafio: o vento.

O triatleta falou mais sobre a prova e as preparações que realiza para participar das competições em entrevista ao programa Ponto de Encontro. Ouça mais na íntegra:

 

Ciro contou que pedala desde 2010 pelas ruas de Urussanga. Na parte da natação, o triatleta treina no Mampituba. A corrida também é realizada pela região, principalmente pelas comunidades do interior. Nesse treino, Ciro também faz o uso da esteira, principalmente para se preparar para provas específicas, como a do Havaí. “Treino bastante na esteira, ajuda muito também, sua muito, é muito quente. Para simular o Havaí, que foi essa última prova que eu fiz, que era muito calor, eu treinei bastante dentro de casa, deixava tudo fechado e ficava ali treinando, sei lá, 20 quilômetros, 15 quilômetros, dependendo do treino, mas fiz bastante treino indoor também”, comentou.

Além dessa prova do mês passado, Ciro participou de  uma competição na Argentina e na França neste ano. Para o segundo semestre, Ciro já se planeja para participar de mais provas.