Pedras Grandes celebrará a 5ª Festa da Colônia Azambuja 1877 nos próximos dias 25 e 26 de abril. O evento homenageia as raízes da imigração italiana, reunindo famílias, música e gastronomia. De acordo com o prefeito Agnaldo Filippi, a festa inicia no sábado, dia 25, com a abertura para visitação ao Cemitério Memorial do Imigrante de Azambuja e visitas guiadas à famosa Torre de Pisa de Azambuja. Ao longo do dia, os moradores e visitantes poderão aproveitar opções de lazer, apresentações artísticas e shows musicais. À noite, ocorre a abertura oficial da festa, com a presença de autoridades, a apresentação do Casal de Imigrantes e um momento cultural com o Coral Municipal.

Já no domingo, dia 26, as celebrações começam pela manhã com a procissão motorizada em honra ao Padroeiro São Marcos, seguida pela santa missa. Durante o dia, Azambuja terá desfile das famílias italianas, representando a chegada dos imigrantes que ajudaram a construir a história da região. Haverá ainda o tradicional almoço festivo com o tombo da polenta, apresentações culturais, artísticas e musicais. “Devemos ter a presença do governador Jorginho Mello, não está 100% confirmado, mas trabalho nesse sentido, para que o governador venha, além de inaugurar a rodovia da Imigração Italiana, quem sabe apresentar, nos brindar com mais uma outra obra importante que tem bastante tempo que nós estamos trabalhando”, disse o prefeito. Ouça mais:

 

O prefeito Agnaldo ainda reforçou que, neste ano, a festa da Colônia Azambuja terá uma ação diferente. Isso porque o município de Pedras Grandes vem se manifestando contra as recentes decisões na Itália, que restringiram o direito da cidadania italiana por sangue. “Um grande protesto com relação a tudo que aconteceu e que vem acontecendo na Itália. Essa agressão sem precedentes da Itália para com a ítalo-descendência, não só brasileira, mas a ítalo-descendência mundial”, disse.

Veja a programação completa: