O ano de 2023 foi um bom ano para a pesca artesanal na região do Balneário Rincão e Jaguaruna, informou a presidente da Colônia de Pesca Z-33, Maria Aparecida Luciano, em entrevista à Rádio Marconi. “Foi um bom ano para pesca, principalmente para a pesca máxima nossa aqui que é com rede de cinquenta metros, aquelas redes corriqueiras que correm a orla. Nosso pessoal está feliz. Esse ano [2024] ainda  pescamos lances de tainha aqui”, lembrou Maria.

Segundo a presidente, uma assembleia foi realizada no final de 2023, com a presença de mais de trezentas pessoas, havendo a definição de algumas metas para 2024. “Já devemos começar a inscrição para o “Minha Casa Minha Vida”, aquele projeto que é do sindicato, que é a nossa bandeira maior de luta neste ano. Há outras reivindicações dos pescadores, o espaço de pesca de rede e outras questões”,

Seguro Defeso

Os pescadores pertencentes à Colônia de Pesca Z-33 tem até o dia 25 de março de 2024 para solicitar o Seguro Defeso. É um benefício para pessoas que dependem da pesca artesanal. A presidente Maria Aparecida Luciano informou que estão finalizando as solicitações de do seguro. “Faltam bem poucos. Nós já encaminhamos quase todos, quase mil e cem Defesos da região de Balneário Rincão e Jaguaruna, que é nossa região de atuação”,

“Eu digo aos pescadores: o seguro é do peixe, não é da pessoa. Esse ano [2023] nós injetamos aqui no município mais de cinco milhões. Cada pescador recebeu mais de cinco mil reais, esse dinheiro girou aqui dentro do município. É bastante para nosso município, pois nós temos 15 mil habitantes. Isso para nós é muito orgulho.

A presidente da Colônia de Pesca Z-33, Maria Aparecida Luciano, participou de entrevista no Comando Marconi. Ouça:

 

Colônia Z-33

São sete comunidades pesqueiras artesanais pertencentes à Colônia de Pesca Z-33: Balneário Rincão, Balneário Barra Velha, Lagoa dos Freitas, Lagoa dos Esteves, Pedreiras, Balneário Torneiro e Balneário Esplanada.

Da Redação Rádio Marconi 99.9 FM