As guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 estão disponíveis e nos últimos dias para o pagamento em cota única ou primeira parcela, que é no dia 18 de abril, em Cocal do Sul. Para retirar a guia no site é preciso ter em mãos o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel, acessando o link cocaldosul.sc.gov.br ou pessoalmente no Setor de Tributos na prefeitura.

O IPTU poderá ser parcelado em até quatro vezes sem desconto, com vencimentos em 18 de abril, 18 de maio, 17 de junho e 18 de julho deste ano. Em cota única, os contribuintes têm desconto de 10%. As dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 3444-6022 ou 3444-6021.

Vale lembrar que nesse ano o pagamento por ser feito via pix. E para os que preferirem, também podem pagar nas agências e aplicativos dos bancos conveniados à administração municipal: Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Brasil (apenas correntistas).

O programa Comando Marconi abordou mais do assunto com a responsável pelo setor de tributos, Magna Freitas. Ouça mais:

 

Isenção

  • Estão isentos do pagamento do IPTU todos os contribuintes aposentados e pensionistas que percebam renda familiar de até um salário mínimo e meio, que possuam um único imóvel no município e que tenham idade superior a 50 anos;
  • Também estão isentos os portadores de doenças graves e terminais;

Descontos

  • Desconto de 10% aos contribuintes que optarem pelo pagamento em conta única, até dia 18 de abril de 2023, cujos imóveis não tenham valores pendentes de IPTU, até 31 de dezembro de 2022;
  • Desconto de 5% aos contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, até dia 18 de abril de 2023, cujos imóveis tenham valores pendentes de IPTU até a data de dezembro de 2022.

Coleta de lixo

Os proprietários de imóveis, que utilizam o Serviço de Coleta de Lixo Municipal, mas que não possuem fatura de água cobrada pelo SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Cocal do Sul, deverão retirar as guias para pagamento da cobrança da Taxa de Coleta de Lixo no Setor de Tributos da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa