Mais de 160 animais foram castrados desde março, em Cocal do Sul. As castrações fazem parte do programa da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundac), em parceria com a Unibave. O programa prevê que sejam castrados animais errantes, adotados e animais de pessoas de baixa renda, de forma gratuita. O município renovou o termo de cooperação técnica entre a Unibave e a Fundac, sendo que a prefeitura destinou o valor de R$ 70 mil para que os trabalhos continuem durante este ano.

“O programa de castração tem como objetivo controlar o crescimento da população de animais e reduzir riscos de doenças para os animais e para nós seres humanos que estamos em contato com eles”, explica a diretora da Fundac, Karla Pezente. “Além de um programa de redução e controle de animais errantes, é também uma questão de saúde pública”, complementa.

Até o momento, foram castrados 86 cachorros e 76 gatos. A Unibave busca os animais todas as quintas-feiras no período matutino e entrega toda as sextas, sempre no horário das 9h, na antiga Secretaria de Obras, com um total de 15 animais alternando entre cães e gatos. Os animais recebem antibióticos intravenoso no hospital veterinário da Unibave, e depois o anti-inflamatório Cetoprofeno, sendo todos os medicamentos fornecidos pelo governo do município.

Saiba como é feito o requerimento para a castração 

“Se o animal é errante ou você adotou na rua, pode entrar em contato com a Fundac através do telefone de contato, por WhatsApp, ou pessoalmente na fundação, e preencher uma ficha de cadastro”, explica Karla. Também é requisitado um comprovante de residência e após isso a pessoa cadastrada vai para uma lista de espera conforme a ordem. O telefone da Fundac é (48) 3444-6060.

Colaboração: Ester Leopoldo / Assessoria de Imprensa