Cocal do Sul terá a Escola Móvel do SENAI. A assinatura de parceria entre a prefeitura e o SENAI de Criciúma aconteceu na semana passada. A iniciativa tem o objetivo de garantir a qualificação profissional e abrir novas oportunidades para o mercado de trabalho. O projeto itinerante leva aos municípios toda a infraestrutura de laboratório do SENAI para dentro das cidades, sem a necessidade de deslocamento dos moradores. É uma estrutura feita por contêiners, onde há salas de aula, acessibilidade, laboratórios e toda a infraestrutura encontrada em uma escola física da instituição.

Para Cocal do Sul, os primeiros cursos serão realizados a partir de outubro, garantindo a qualificação de pedreiro de alvenaria e soldador. Para 2024, também foi firmada a parceria para cursos de manutenção mecânica industrial, Operador CNC e padeiro e confeiteiro. “Estamos muito felizes com essa parceria. Nós da assistência social sempre pensamos na comunidade e em dar a essas pessoas que nos procuram oportunidades a mais para o mercado de trabalho. Hoje temos muitas vagas de emprego disponíveis aqui na cidade, porém falta a qualificação profissional. Por isso, essa parceria com o SENAI, que é pioneira na cidade, vem auxiliar na solução dessa preocupação que é a qualificação profissional dos moradores”, garante o secretário de assistência social de Cocal do Sul, Luís Carlos de Melo.

De acordo com o gerente de Operações SESI SENAI e IEL para as regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto, esta é uma importante parceria para a execução de mais uma escola móvel do SENAI no Sul catarinense. “O SENAI tem feito um importante trabalho, juntamente com o IEL, olhando para observatório da indústria e mapeando com muita assertividade, as áreas mais pujantes e com maior necessidade de mão de obra qualificada para cada governo municipal. Fizemos isso para o município de Cocal do Sul e prontamente o prefeito Fernando de Fáveri acreditou nesta ideia e, junto conosco, firmou uma parceria de longo prazo, onde já temos alguns cursos que serão executados a partir de outubro de 2023 e alguns cursos para 2024”, explica Valmir.

O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi com o gerente Valmir. Ouça na íntegra:

 

Após a assinatura do contrato, foi realizada a visita a dois terrenos que poderão receber a estrutura no município. Os cursos da Escola móvel contam com uma carga horário de 160 horas e duração aproximada de três meses. As inscrições para os cursos Escola Móvel do SENAI de Cocal do Sul serão realizadas nos próximos meses, sendo divulgadas pelos canais de comunicação da Administração Municipal.

Colaboração: Jéssica Pereira / Assessoria de Imprensa