O Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta quarta-feira (7) e em meio à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde do município decidiu reforçar o alerta e combate à Covid-19. Pensando nisso, estarão à disposição da população testes rápidos para detecção de possíveis casos do novo coronavírus.

Os testes estarão sendo feitos no período da manhã na Praça da Igreja matriz, no centro da cidade. “O horário será das 8h às 12h e também iremos disponibilizar os testes para as pessoas que forem na missa à tarde”, comenta a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (ESF), Glícia Pagnan. Além disso, os profissionais de saúde estarão orientando a população quanto aos cuidados e prevenção.

Além disso, na quarta-feira também haverá uma missa em alusão ao Dia Mundial da Saúde, onde o padre Jiovani Manique Barreto dará uma bênção especial. A celebração seguirá a liturgia do dia, contando com um diferencial que é chamar a atenção da população para as questões da própria saúde e do bem estar de todos.

Ouça a entrevista completa com Glícia para o programa Comando Marconi desta quarta-feira (7). A coordenadora falou sobre a campanha que será realizada durante este dia. Ouça:

 

Dia de refletir sobre a saúde

“Hoje é um dia de refletir sobre os cuidados e a responsabilidade que cada um deve ter com a sua saúde, não só em relação à Covid-19, mas também em relação a uma boa alimentação, bons hábitos, fazer atividades físicas, beber água, cuidar de sua saúde mental, é importante nessa data lembrarmos isso”, pontua Glícia.

Vale ressaltar que essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e serve para refletir sobre questões sérias relacionadas à saúde e que possam ser trabalhadas.

“Como estamos vivendo a pandemia da Covid-19, queremos destacar essa questão, debatendo sobre cuidados, orientações e prevenção à população, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população”, declara o secretário municipal de saúde, Sidney Duarte de Oliveira. Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que as pessoas aprendam a se cuidar e também se informar sobre seus direitos e responsabilidades.

Glícia destaca que é importante a pessoa levar um documento de identificação caso queira realizar o teste rápido, a coordenadora sugere que se for possível, pode levar a carteira do SUS. Caso tenha sintomas da Covid-19, não é permitido realizar o teste durante a campanha na praça, sendo recomendado ir ao Centro de Triagem ao Coronavírus.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Cocal do Sul