A campanha Agosto Dourado tem o objetivo de reforçar a importância da amamentação, visto que até os dois anos de idade esta é a principal fonte de nutrientes necessários. Pensando nisso, a prefeitura de Cocal do Sul, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria de Saúde (NEPSHU), irá promover a segunda edição do Mamaço. O encontro será nesta quinta-feira, dia 31, às 13h30, no Sesc do município (atrás do Colégio Cocal, apenas referência).

O evento é dedicado às gestantes e mulheres que estão amamentando, por meio de uma roda de conversa e troca de conhecimento com fisioterapeuta, médica da família, dentista e vacinadora. Além de fortalecer a relação entre mães e filhos, será servido um café da tarde para as mães presentes.

Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde desenvolveu algumas ações voltadas à campanha, colocando banners informativos nas unidades de saúde, caracterizando os serviços com a cor dourada como forma de incentivo. A cor dourada foi escolhida para este mês para representar a qualidade do aleitamento materno, considerado “padrão ouro” para os bebês.

O assunto foi abordado em entrevista no Comando Marconi com a secretária de Saúde, Glícia Pagnan. Ouça mais:

 

Importância da amamentação

Assim que nasce, o bebê deve iniciar o processo de amamentação, fazendo a sucção para estimular a descida do leite produzido pela mãe. Sendo assim, já é possível a absorção de defesas para seu organismo, fortalecendo também o laço afetivo entre mãe e filho.

Um dos grandes benefícios é o fortalecimento da imunidade do bebê, visto que o leite materno é rico em anticorpos. A criança protege-se de gripes, infecções de ouvido, asma, pneumonia e infecções intestinais.

O aleitamento materno possui benefícios como prevenção da obesidade, proteção para o coração, desenvolvimento do sistema nervoso, diminuição do risco para déficit de atenção e prevenção contra anemias.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa