Com o objetivo de fomentar o potencial turístico em Cocal do Sul, está sendo elaborado o Inventário da Oferta Turística (INVTUR), que irá servir para buscar subsídios e auxiliar a identificar os pontos turísticos do município, além de segmentos gastronômicos, atrativos históricos e culturais, para formar a vocação turística sul-cocalense.

Após a coleta de informações sobre todos esses pontos, o Inventário da Oferta Turística vai identificar os potenciais como atrativos, serviços, equipamentos turísticos e a elaboração de um produto turístico local, integrado à região e ao estado, construído dentro de um planejamento sustentável.

Há um grupo que está realizando as ações para a elaboração do inventário, que seguirá as diretrizes do Plano Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo e que norteia a construção de produtos turísticos. O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista com o diretor de Cultura e Turismo, Júlio Fogaça. Ouça mais:

 

Algumas ações já vêm sendo realizadas, como visitas a estabelecimentos espalhados pelo município, que devem preencher um formulário com informações básicas. O formulário também estará disponível no site da prefeitura para que os demais estabelecimentos possam também se inscrever para que possam ser identificados como pontos turísticos.

Além disso, foi elaborado um cronograma desta primeira etapa de formatação e fomento da atividade turística em Cocal do Sul: Inventário da Oferta Turística Municipal; Definição de vocação turística; Produto turístico municipal e posicionamento do produto Regional, Estadual e Nacional.

Em breve, também será lançada no município uma rota de turismo local, que vai oferecer aos turistas opções que são, muitas vezes, desconhecidas e que podem atrair público de diversas cidades.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa