A infecção urinária de repetição é uma queixa muito comum nos consultórios urológicos. De acordo com o especialista em urologia e médico da Clinivida, doutor Rafael Sant’Ana, é muito comum que as mulheres desenvolvam o problema mais do que os homens, isso devido uma questão anatômica, já que a uretra da mulher é mais curta. A infecção urinária de repetição é quando o paciente registra o problema de infecção urinária mais de três vezes ao ano. Essa infecção é causada por uma bactéria que se encontra no sistema gastrointestinal. Ao ser diagnosticado, é muito importante que a causa que está facilitando as infecções de repetição seja identificada e tratada.

Há também outras causas de exceção que podem ocasionar a infecções, como as pessoas de mais idade, que estão internadas em ambientes hospitalares, que usam sonda, ou que fazem cateterismo. Essas pessoas podem adquirir as infecções por outros tipos diferentes de bactérias. O assunto foi destaque em entrevista no Comando Marconi. Acompanhe:

 

Os sintomas podem se apresentar como dores no canal ao urinar, aumento da frequência em que vai urinar, dores abaixo do ventre, sangramento na urina, incontinência urinária e outros. Quando há febre pode ser que a bactéria não se encontra mais na bexiga e sim que ela já foi para os rins. Cuidados como beber água com frequência, não segurar a vontade de urinar, evitar banheiros públicos, prezar a higiene correta e ter hábitos mais saudáveis na alimentação e saúde podem colaborar para que não aconteça o aparecimento da infecção.

O doutor Rafael atende todas as terças-feiras na Clinivida, na unidade de Orleans.

Clinivida

A unidade matriz conta com o atendimento de mais de 40 especialistas nas áreas de cardiologia, urologia, ginecologia, oftalmologia, gastroenterologia, psiquiatria, psicologia, nutrição, otorrinolaringologista, geriatria, dermatologia, pediatria e muito mais. Conheça mais sobre a Clinivida no site oficial e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Agende uma consulta no 3441-1905 ou pelo WhatsApp 99108-5418.