Lesões que aparecem no intestino caracterizam um câncer colorretal. Inicialmente, essas lesões surgem no órgão como pólipos, que são pequenas verrugas. Com o passar do tempo, esses pólipos sofrem alterações, tornando-se o câncer. A médica gastroenterologista da Clinigastro Medicina Integrada, doutora Cintia Silvestre, ressalta que até o pólipo se tornar uma lesão mais grave pode levar alguns anos. Eles não apresentam sintomas, sendo que quando há algum significa, que a doença pode estar em estágio avançado.

Conforme Cintia, os pólipos costumam ter dois ou três milímetros. Quando eles crescem, desenvolvendo o câncer, as pessoas podem sentir dores abdominais, alteração no hábito intestinal, sangramento nas fezes ou fezes mais escuras. “Mas a maioria das vezes as pessoas são assintomáticas, elas não sentem nada”, destaca a especialista. Ela ressalta que é por esse motivo que muitas pessoas descobrem o câncer em estágio avançado, por isso, a necessidade de se falar sobre o diagnóstico precoce.

O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no programa Ponto de Encontro. Ouça a participação completa no player abaixo:

 

A gastroenterologista ainda ressalta os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal. Cintia comenta que é um somatório de fatores: desde a questão genética, até hábitos de vida, como falta de atividade física, consumo de alimentos industrializados, tabagismo e alcoolismo. “São fatores de risco que tendem a estimular o crescimento dessas lesões”, destaca.

O diagnóstico da doença pode ser feito através de uma colonoscopia. Neste mesmo exame é possível identificar e já retirar os pólipos. “O exame é feito com o paciente dormindo, então é um aparelho que tem um tubo flexível, que tem em média dois metros, e a gente vai por todo esse caminho do intestino olhando com essa camerazinha na ponta”, exemplifica. “O intestino é cheio de curvinhas, e a gente tem que olhar de forma bem rigorosa, porque esses pólipos são muito pequeninhos”, completa. Todas as pessoas a partir dos 45 anos de idade devem fazer o exame como forma de rastreamento.

CLINIGASTRO

A Clinigastro é um centro de medicina integrada composto por profissionais que compartilham seus conhecimentos em prol de um tratamento mais humano e eficaz aos pacientes. Referência no atendimento a doenças do aparelho digestivo, a Clinigastro é especializada em exames de endoscopia, colonoscopia e ecoendoscopia – diagnósticos e terapêuticos; e em tratamentos da obesidade com balão intragástrico. Realiza, também, diagnósticos por imagem como tomografia, raio-X, ultrassom, ressonância magnética e densitometria.

A Clínica está localizada na Rua Antônio de Lucca, número 50, em Criciúma, e conta com diversos especialistas e atendimentos de convênios e parceiros. Agende já sua consulta pelo telefone (48) 3431-9999 ou pelo WhatsApp (48) 3045-6979. Não deixe de acompanhar dicas de saúde no Instagram.