A Clínica Veterinária Lobo Mihause, em Urussanga, está promovendo uma campanha de vacinação em cachorros contra a Dirofilariose, conhecida como verme do coração. A ação é válida nesta sexta-feira, dia 14. Os tutores que levarem os seus cães para se vacinarem concorrerão a uma cesta de produtos, que será sorteada no sábado, dia 15. Além disso, todos os cães receberão uma plaquinha com o nome gravado, para ser colocada na coleira.

Conforme a proprietária da Lobo Mihause, a médica veterinária Denise Regina Gastaldon, a doença afeta cães e gatos. No entanto, a vacina é destinada somente para os cachorros e é aplicada anualmente. Já os gatos devem utilizar uma vez por mês um outro medicamento, o Revolution, que também auxilia em outras questões, como pulgas e carrapatos. Esse remédio também é indicado para cães menores de seis meses de idade. O assunto foi destaque em entrevista no Comando Marconi. Ouça mais:

 

A especialista explica que a doença é transmitida pelo mosquito infectado. Na picada, o animal acaba tendo uma microfilária, que é um verme jovem que entra na corrente sanguínea. O verme vai se desenvolvendo, até parar dentro do coração do animal. “Na maioria das vezes não tem tratamento, a gente não consegue mais tirar o vermezinho dali de dentro, e a evolução, na maioria das vezes, é o óbito mesmo”, alerta a veterinária. “Ela é considerada como uma doença sem tratamento e sim com prevenção”, acrescenta Denise.

Os preços da vacinação dependem do porte do cachorro. Confira mais: