A semana do meio ambiente é celebrada entre os dias 5 e 9 de junho. Para destacar a semana, Urussanga prepara diversas ações alusivas às datas. Além da importância do tema, o município é referência em questões ambientais, principalmente nos últimos anos. Isso por conta da existência do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), que atua em sete cidades há 19 anos. Para destacar a importância do consórcio e do papel que desenvolve, o programa Comando Marconi realizou uma entrevista com o diretor do Cirsures, Thiago Maragno. Ouça mais:

Parte 01

 

Parte 02

 

Em 19 anos, o Cirsures já tratou mais de 360 mil toneladas de resíduos no aterro sanitário. O diretor ainda destaca que em quase 20 anos o consórcio também já tratou mais de 273 milhões de litros de chorume da forma correta. “A gente já coletou 8 mil toneladas de resíduos reciclados, que foram doados para a central de triagem, lá na Cooperativa do Rio América”, ressalta. “Nós somos privilegiados com esse programa intermunicipal de coleta seletiva”, acrescenta.

Maragno ainda frisa que o consórcio possui muitos projetos futuros para melhorar ainda mais o serviço prestado na região. Além dos programas de conscientização sobre o meio ambiente, que já são realizados, o Cirsures pretende ter mais um caminhão de coleta para que novas rotas sejam ampliadas.

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM